Referral Marketing, t�cnica de alavancagem de vendas

27/05/2019 07:00:00

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Referral Marketing, t�cnica de alavancagem de vendas

Você pode não conhecer o termo “Referral Marketing”, mas conhece seu sinônimo: “Marketing Boca a Boca”, certo?

Apesar de todas as técnicas divulgadas no mercado que ajudam no processo de vendas, ela é efetivamente a mais poderosa.

 

A principal razão da força do Referral Marketing

“92% dos consumidores ao redor do mundo confiam nas indicações de sua rede de relacionamentos e 74% dos consumidores percebem que o marketing boca a boca é o grande influenciador”, segundo pesquisa realizada pela Nielsen.

 

Está no nosso DNA

Nós não precisamos dessa pesquisa para saber da força do marketing boca a boca, pois nós mesmos somos influenciados por ele o tempo todo.

Qual de nós não recorre à amigos ou conhecidos para pedir opinião de determinados produtos ou serviços, não é mesmo?

Quanto maior o valor agregado ou o impacto do produto/serviço em nossas vidas, mais dúvidas (medos) temos e recorremos a ajuda.

 

Divulgação gratuita e entusiasmada

Se nos agradamos do produto/serviço, acabamos por divulgá-lo de forma gratuita e com entusiasmo e é difícil conter o entusiasmo, pois é ele uma emoção (sabemos que muitas vezes não a controlamos).

Falamos aos 4 ventos sobre o produto/serviço de forma espontânea e as pessoas acabam percebendo isso e no mínimo ficam curiosas.

Efeito rede: O entusiasmo acaba contagiando uma série de pessoas e cada uma delas leva isso para o seu network pessoal e aí: “Bingo”, o fornecedor acaba se beneficiando dos efeitos positivos da rede de relacionamentos.

Efeito rede no mundo digital muda o patamar de divulgação: Atualmente o mundo digital tem o poder de amplificar o efeito rede catapultando-o para milhares e até milhões de pessoas, transformando a divulgação quase que num “vírus” (do bem, pelo menos para o fornecedor).

O segredo do Referral Marketing: Você lembra a onde começou esse artigo? Iniciamos falando sobre o nível de confiança que as pessoas têm nas indicações de seu network (pesquisa Nielsen).

 

Agora vem o “X” da questão: “De onde veio essa indicação?” Veio de um consumidor que “gostou do produto/serviço”, certo?

 

Temos que fazer de tudo para que os consumidores efetivamente gostem de nosso produto/serviço.

Vamos a um exemplo: O jantar perfeito

  1. Localizamos rapidamente o restaurante na região

  2. Conseguimos fazer uma reserva de forma antecipada

  3. Fomos muito bem recebidos na recepção

  4. A mesa já estava nos aguardando inclusive com um “mimo” de boas vindas

  5. Os garçons foram extremamente atenciosos e rapidamente trouxeram a carta de vinhos e o menu

  6. Nossas dúvidas foram imediatamente sanadas pelo maître

  7. Antes de nos servir, nossas roupas foram protegidas evitando potenciais manchas

  8. O prato estava muito saboroso e veio na quantidade exata

  9. O vinho, já conhecido, estava na temperatura adequada

  10. A sobremesa continha frutas que parecia terem sido colhidas a pouco tempo

  11. Ao saímos do restaurante, fomos surpreendidos com uma pequena lembrança do

  12. restaurante com um pedido gentil para os avaliar em nossas redes sociais

De fato, uma bela experiência.

Sendo assim, agora faço o seguinte desafio: pegue qualquer um dos 11 itens acima e imagine que aconteceu exatamente o oposto. Escale isso, imagine agora que 30% ou 40% dos itens tiveram qualidade oposta.

Então, não é fácil gerar Referral Marketing se sua organização como um todo não se preocupa com os detalhes.

Horrível, não? Mas o efeito do Referral Marketing vai acontecer nas duas situações, pois ele acontece tanto para o bem como para o mal de nossas empresas.

 

Vendemos terra empacotada

Sua empresa vende terra empacotada e não precisa disso? Bem, reflita um pouco mais e veja como alguém lhe indicaria se:

  1. O pacote estivesse furado vazando terra no carro

  2. Se o vendedor de sua empresa tivesse sido agressivo

  3. Se o caixa tivesse se enrolado no processo de pagamento (ainda expondo o cliente ao ridículo)

  4. Se o consumidor tivesse demorado 30 minutos para poder estacionar e chegar perto de seu estabelecimento

  5. Se o consumidor tivesse um problema com a terra (tipo: não era terra…era areia…o separador de produtos errou na hora de separar a mercadoria) e ligasse para o seu estabelecimento e pegasse alguém de mau humor

  6. ….

Logo, qualquer negócio irá se influenciado pelo Referral Marketing mesmo não querendo utilizá-lo a seu favor, agora quem souber utilizá-lo irá ver suas vendas se multiplicarem.

 

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