Referral Marketing, t�cnica de alavancagem de vendas
27/05/2019 07:00:00
Veja como a solu��o Al�sios CRM pode ajudar a sua empresa
Você pode não conhecer o termo “Referral Marketing”, mas conhece seu sinônimo: “Marketing Boca a Boca”, certo?
Apesar de todas as técnicas divulgadas no mercado que ajudam no processo de vendas, ela é efetivamente a mais poderosa.
A principal razão da força do Referral Marketing
“92% dos consumidores ao redor do mundo confiam nas indicações de sua rede de relacionamentos e 74% dos consumidores percebem que o marketing boca a boca é o grande influenciador”, segundo pesquisa realizada pela Nielsen.
Está no nosso DNA
Nós não precisamos dessa pesquisa para saber da força do marketing boca a boca, pois nós mesmos somos influenciados por ele o tempo todo.
Qual de nós não recorre à amigos ou conhecidos para pedir opinião de determinados produtos ou serviços, não é mesmo?
Quanto maior o valor agregado ou o impacto do produto/serviço em nossas vidas, mais dúvidas (medos) temos e recorremos a ajuda.
Divulgação gratuita e entusiasmada
Se nos agradamos do produto/serviço, acabamos por divulgá-lo de forma gratuita e com entusiasmo e é difícil conter o entusiasmo, pois é ele uma emoção (sabemos que muitas vezes não a controlamos).
Falamos aos 4 ventos sobre o produto/serviço de forma espontânea e as pessoas acabam percebendo isso e no mínimo ficam curiosas.
Efeito rede: O entusiasmo acaba contagiando uma série de pessoas e cada uma delas leva isso para o seu network pessoal e aí: “Bingo”, o fornecedor acaba se beneficiando dos efeitos positivos da rede de relacionamentos.
Efeito rede no mundo digital muda o patamar de divulgação: Atualmente o mundo digital tem o poder de amplificar o efeito rede catapultando-o para milhares e até milhões de pessoas, transformando a divulgação quase que num “vírus” (do bem, pelo menos para o fornecedor).
O segredo do Referral Marketing: Você lembra a onde começou esse artigo? Iniciamos falando sobre o nível de confiança que as pessoas têm nas indicações de seu network (pesquisa Nielsen).
Agora vem o “X” da questão: “De onde veio essa indicação?” Veio de um consumidor que “gostou do produto/serviço”, certo?
Temos que fazer de tudo para que os consumidores efetivamente gostem de nosso produto/serviço.
Vamos a um exemplo: O jantar perfeito
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Localizamos rapidamente o restaurante na região
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Conseguimos fazer uma reserva de forma antecipada
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Fomos muito bem recebidos na recepção
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A mesa já estava nos aguardando inclusive com um “mimo” de boas vindas
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Os garçons foram extremamente atenciosos e rapidamente trouxeram a carta de vinhos e o menu
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Nossas dúvidas foram imediatamente sanadas pelo maître
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Antes de nos servir, nossas roupas foram protegidas evitando potenciais manchas
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O prato estava muito saboroso e veio na quantidade exata
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O vinho, já conhecido, estava na temperatura adequada
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A sobremesa continha frutas que parecia terem sido colhidas a pouco tempo
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Ao saímos do restaurante, fomos surpreendidos com uma pequena lembrança do
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restaurante com um pedido gentil para os avaliar em nossas redes sociais
De fato, uma bela experiência.
Sendo assim, agora faço o seguinte desafio: pegue qualquer um dos 11 itens acima e imagine que aconteceu exatamente o oposto. Escale isso, imagine agora que 30% ou 40% dos itens tiveram qualidade oposta.
Então, não é fácil gerar Referral Marketing se sua organização como um todo não se preocupa com os detalhes.
Horrível, não? Mas o efeito do Referral Marketing vai acontecer nas duas situações, pois ele acontece tanto para o bem como para o mal de nossas empresas.
Vendemos terra empacotada
Sua empresa vende terra empacotada e não precisa disso? Bem, reflita um pouco mais e veja como alguém lhe indicaria se:
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O pacote estivesse furado vazando terra no carro
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Se o vendedor de sua empresa tivesse sido agressivo
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Se o caixa tivesse se enrolado no processo de pagamento (ainda expondo o cliente ao ridículo)
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Se o consumidor tivesse demorado 30 minutos para poder estacionar e chegar perto de seu estabelecimento
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Se o consumidor tivesse um problema com a terra (tipo: não era terra…era areia…o separador de produtos errou na hora de separar a mercadoria) e ligasse para o seu estabelecimento e pegasse alguém de mau humor
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Logo, qualquer negócio irá se influenciado pelo Referral Marketing mesmo não querendo utilizá-lo a seu favor, agora quem souber utilizá-lo irá ver suas vendas se multiplicarem.
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