Lego Serious Play: o m�todo que vai transformar as empresas

30/04/2019 16:00:00

Criar novos projetos � um dos resultados obtidos com o m�todo

Lego Serious Play: o m�todo que vai transformar as empresas

Desafios complexos, falta de criatividade e falta de engajamento dos funcionárioss, são alguns dos principais problemas que empresários, gestores e líderes vêm enfrentando diariamente na gestão e na eficiência das empresas.

Companhias como ANDRITZ, NETZSCH e Mueller Fogões, recentemente adotaram o método Lego® Serious Play® para alinhar e resolver a gestão de tempo, engajamento e resultados, por meio de uma parceria com a Effortt Brasil, empresa de consultoria em transformação de negócios.  

A aplicação do método tem o objetivo de estimular a criatividade e inovação nos colaboradores.

Por meio de peças coloridas, o método pode trazer resultados expressivos para as companhias.

O facilitador e CEO da empresa Effortt Brasil, Rodrigo Schilling explica que “o método é uma facilitação utilizada para acessar o conhecimento escondido dentro das pessoas e das organizações por meio de reuniões, sessões de comunicação e processos de resolução de problemas reais”.

 

Pensando de forma criativa para identificar oportunidades

“O objetivo de aplicar o método nas empresas é vivenciar estratégias em tempo real aos participantes, fazendo com que os mesmos pensem de forma criativa e única, desafiando, assim, o status atual dos negócios, identificando oportunidades por meio de uma abordagem orientada ao uso do Lego. O método consegue explorar o know-how oculto do coletivo, trazendo, assim, resultados inovadores para as empresas”, destaca Rodrigo

 

O método na empresa Mueller Fogões

Hoje, o método está sendo usado por diversas empresas como uma alternativa para incrementar processos de recrutamento, resolução de problemas e planejamento estratégico.

Um exemplo é a empresa Mueller Fogões, que recentemente aplicou a teoria através dos treinamentos aplicados e fornecidos pela Effortt Brasil.  

“A partir de uma sessão de cocriação utilizando o método LEGO® SERIOUS PLAY®, oportunizamos para a Mueller Fogões a possibilidade dos líderes das áreas de engenharia e processos repensarem o que é tempo, bem como a gestão dele. A aplicação do método permite inspirar os colaboradores e transformar as empresas. Sendo assim, utilizamos técnicas que geram 100% do engajamento das pessoas e conexão entre mente e mãos”, explica Rodrigo

A responsável pelo setor de desenvolvimento humano e organizacional da Mueller Fogões, Bruna Lais Recklberg, comenta o benefício do método:

“Acreditamos que o desenvolvimento para os nossos colaboradores deve ser diferenciado e que traga impactos tanto para vida pessoal, quando para vida profissional. Além de mostrar que é preciso buscar o autoconhecimento, também é necessário ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, para assim, conseguir alinhar a gestão de tempo. Com a aplicação do método LEGO® SERIOUS PLAY®, encontramos todo o desenvolvimento necessário para os nossos funcionários”.