Fácil aplica Inteligência Artificial na gestão juridica

30/04/2019 12:01:00

Empresa desenvolve o Parker, ferramental próprio de aprendizado de máquina

Fácil aplica Inteligência Artificial na gestão juridica
Wagner Martins Ramos, um dos sócios do Pipek, Penteado e Paes Manso Advogados Associados: Inteligência Artificial para a classificar mais de 500 publicações diárias

A Fácil, de Blumenau, especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão jurídicas para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, criou uma ferramenta própria para aplicação da Inteligência Artificial em seu ERP, o Espaider.

É o Parker, solução de aprendizado de máquina 100% desenvolvida no Brasil.

O Parker já é utilizado com sucesso em grandes escritórios do país, como o Pipek, Penteado e Paes Manso Advogados Associados, que conta com mais de 100 advogados atuando nas unidades de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

O Pipek figura entre os escritórios mais admirados nos rankings publicados anualmente pela Análise Advocacia, Chambers Latin America, Legal 500, Leaders League e LACCA (Latin American Corporate Counsel Association).

 

PARKER

O Parker é uma ferramenta que integra o Espaider, solução em gestão jurídica líder de mercado, utilizado por grandes escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes grupos nacionais e multinacionais.

Acostumada a lidar com grandes volumes de ações e contratos, a equipe do Pipek, Penteado e Paes Manso sempre apostou em tecnologia para dar suporte às suas atividades.

Usuário do sistema Espaider desde 2011, recentemente o escritório passou a utilizar o Parker para gerenciar as movimentações processuais, ganhando tempo na tomada de providências.

Uma das funcionalidades é a Análise Preditiva de Andamentos, utilizada pelo escritório, que classifica as publicações recebidas dos diários oficiais.

“Na área trabalhista, onde atuamos, os prazos são exíguos. Com o Parker, nossos advogados ganharam em média um dia para conclusão de suas tarefas.  Os resultados são surpreendentes. Tivemos ganhos extraordinários em tempo, segurança e produtividade”, diz Wagner Martins Ramos, um dos sócios de área do escritório.

O uso da Inteligência Artificial permite à equipe de assistentes jurídicos gerenciar diariamente, em tempo real, as movimentações de mais de 500 publicações diárias, chegando a picos de 700 publicações em determinados dias.

O Parker lê as publicações dos diários e lança nos processos os andamentos pertinentes com as providências e os prazos a serem cumpridos pelos advogados.

Desta forma, os advogados responsáveis recebem no mesmo dia as providências, facilitando o cumprimento dos prazos processuais.

“Hoje conseguimos encaminhar 100% dos processos já no próprio dia da publicação, com a ajuda da Análise Preditiva de Andamentos. Como muitos prazos são exíguos, alguns com cinco dias, por exemplo, cada dia que o advogado demora para receber a tarefa é um dia a menos para trabalhar. O Parker não deixa a demora no tratamento de publicações corroer os prazos”, diz Wagner

 

FUNCIONALIDADES DO PARKER

  1. O Parker foi desenvolvido especialmente para o tratamento de textos e dados.

  2. A primeira funcionalidade, a análise preditiva de andamentos utilizando o Parker, é a leitura dos textos, tanto de andamentos dos sites dos tribunais quanto de publicações dos diários eletrônicos.

  3. O Parker entende o texto e apontando para o advogado responsável o evento pertinente.

  4. Atrelado ao evento, estão as providências e os prazos que devem ser cumpridos pelos profissionais envolvidos no processo.

  5. Os prazos são lançados na agenda, enviados por e-mail e também aparecem na tela via pop-ups.

  6. O Parker (inteligência artificial) pode ser utilizado em diversas atividades que antes poderiam ser realizadas apenas por agentes humanos.

  7. A cada confirmação ou revisão, o Parker aprende e incorpora novos padrões.

  8. A ferramenta auxilia na manutenção de processos e tarefas do escritório ou departamento.

  9. Proporciona ganhos em tecnologia, eficiência, agilidade, praticidade e resultados.

  10. Com o aprendizado de máquina as movimentações passam a ser identificadas de forma automatizada, garantindo muito mais agilidade e evitando que os advogados tenham seus prazos reduzidos devido à demora em trâmites internos.