Cinco processos de atendimento para incluir em seu portal corporativo

30/04/2019 08:30:00

Confira como a solu��o da Ellevo pode auxiliar sua empresa

Cinco processos de atendimento para incluir em seu portal corporativo

Não é de hoje que os portais corporativos fazem parte da realidade das empresas.

Além de serem fonte de informações para clientes e profissionais conectados a determinada marca, se tornaram também uma importante ferramenta de interação e serviços.

Um portal corporativo eficiente é aquele que facilita a rotina tanto da empresa a qual pertence quanto dos clientes dela, sejam eles internos (funcionários) ou externos.

É um espaço para sanar dúvidas, realizar ações simples, facilitar o entendimento de produtos e serviços.

Nesta matéria você confere cinco exemplos de processos de atendimento que podem ser incluídos no seu portal corporativo. Confira:

1 – Dúvidas frequentes

Esse é um dos campos mais comuns utilizados em portais corporativos e que pode ser o ponto de partida para a implementação da ferramenta.

Todo ambiente web de uma empresa que tem o objetivo de simplificar processos deve adotar a famosa aba “Perguntas Frequentes”.

Neste espaço devem estar as informações corriqueiras que sempre surgem para determinados setores da empresa.

Por exemplo: quando se trata de RH, podem estar ali dados sobre o processo de agendamento de férias ou solicitação de determinado benefício.

Quando falamos do cliente externo, as dúvidas comuns registradas no SAC podem ser sanadas aqui. Tempo para entrega de um produto, processo para alteração de uma senha de acesso são exemplos.

 

2 – Integração de diferentes campos

Já parou para pensar em quanto tempo você perde só alterando acessos em determinados ambientes? E-mail, portal da empresa, informações em documentações físicas. Essas consultas, de acordo com um levantamento da Gartner, consomem cerca de 30% do nosso tempo de trabalho.

É, literalmente, perda de tempo, que pode ser eliminada com a integração de ambientes via portal corporativo. Em um único acesso, o cliente interno (seu funcionário) pode consultar e-mails, registrar atividades, consultar documentações e tirar dúvidas. Esse processo é imprescindível para quem busca mais produtividade.

 

3 – Inteligência artificial

Um assistente virtual, um chatbot personalizado de acordo com a sua necessidade, reduz drasticamente o tempo de atendimento e também as demandas das equipes.

Esse recurso leva um portal corporativo a um novo patamar e amplia significativamente a melhoria de processos dentro de uma empresa.

Com um recurso de inteligência artificial, o usuário do portal tem respostas em tempo real a qualquer hora do dia e não depende da disponibilidade de um atendente para resolver questões simples.

Já a equipe de atendimento reduz o tempo de trabalho para demandas que podem ser resolvidas sem sua intervenção.

Junto com a área de dúvidas frequentes, um chatbot torna um portal corporativo muito mais dinâmico e eficiente.

 

4 – Automação

Questões operacionais são as que mais demandam tempo de atendimento.

Retirada de segunda via de uma fatura, envio de informativos, respostas automáticas, pesquisas sobre algum dado específico, envio de informações a determinado setor.

Tudo isso pode ser muito mais rápido e prático se realizado através da automação.

Com a automação, robôs pré-programados fazem ações que antes dependiam de pessoas.

Elas ocorrem agora instantaneamente, sem possibilidade de erros e sem trabalho repetitivo e desmotivador para os profissionais ligados ao atendimento.

 

5 – Gerenciamento de dados

Dados em tempo real e registro de todos os processos também fazem parte da automação, criando na empresa um ciclo de melhorias constantes, baseadas em históricos confiáveis.

Com um processo bem definido em seu portal corporativo, baseado nos tópicos acima, a estratégia de melhorias e o gerenciamento das informações é uma consequência de ganhos.

Empresas que utilizam a plataforma Ellevo, port exemplo, têm uma integração simples entre todos os setores e tudo o que é realizado via portal pode ser mensurado.

Com a ferramenta você pode saber quais as demandas frequentes, tempo de resposta da equipe, situações que podem ser automatizadas e outros detalhes fundamentais para uma gestão mais eficiente.

Quer saber mais sobre portal corporativo? A equipe de especialistas da Ellevo está à disposição clicando aqui