Lucro l�quido da Hering cresce 36% no primeiro trimestre
29/04/2019 12:01:00
Empresa registrou performance positiva em todos os canais da rede
A Cia. Hering encerrou o primeiro trimestre de 2019 com uma receita bruta de R$ 437,8 milhões, resultado 7,9% superior ao apresentado no mesmo período do ano passado, em razão da performance positiva em todos os canais da rede.
De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira, 25, a companhia alcançou R$ 162,3 milhões no lucro bruto, aumento de 2,6 pp na margem bruta e R$ 46,7 no lucro líquido.
Já o EBITDA do primeiro trimestre atingiu R$ 57 milhões, representando um aumento de 25,9%, com margem de 15,3%, sobre o mesmo trimestre de 2018.
Um dos focos prioritários de investimentos da companhia alcançou avanços importantes no período.
Além de concluir a integração entre os canais físicos e digitais em 100% das lojas próprias no ano passado, a companhia expandiu o modelo para 103 lojas franqueadas no primeiro trimestre e pretende ampliar esta conexão para a totalidade da rede até o fim do ano.
No trimestre, a empresa finalizou a construção da infraestrutura da plataforma interna de CRM, o que permitirá incrementar o relacionamento junto aos consumidores, de modo personalizado e automatizado, com base em inteligência artificial.
Outro foco de investimentos foi o avanço no ciclo de reformas nas lojas da Hering Store, que compreende melhorias importantes para o ponto de venda.
Até o fim do primeiro trimestre, 52 lojas foram remodeladas e a empresa espera acelerar este processo ao longo do ano.
Além dessas áreas, a empresa concentrou os investimentos, que totalizaram R$ 9,3 milhões no trimestre, em evoluções no parque industrial e automatização de processos logísticos.
Canais de venda
As vendas das lojas próprias acumularam R$ 73,6 milhões, o que corresponde a uma elevação de 14,4% sobre o mesmo período do ano passado, impactada pelo aumento da produtividade por metro quadrado.
Já em relação às franquias, estas alcançaram R$ 154,8 milhões, 14,8% acima do mesmo período do ano anterior, explicado pelo desempenho das vendas do showroom da coleção de outono e de parte do volume faturado de inverno.
No canal multimarcas, que tem sido revitalizado pela Cia. Hering, as vendas representaram um incremento de 0,9%, em virtude da maior ativação de clientes.
A empresa também prepara uma evolução no modelo de relacionamento comercial, além da ampliação de ferramentas de trade marketing a serem implementadas ao longo do próximo trimestre.
No canal e-commerce destaca-se o crescimento de 31,2% nas vendas, justificado pelo aumento do fluxo nas plataformas e pelo fortalecimento dos investimentos em marketing.
A Cia. Hering encerrou o primeiro trimestre deste ano com 740 lojas, 10.665 varejistas multimarcas e cinco webstores.
Seguindo com a estratégia de sanear a rede de lojas, de forma a manter os altos níveis de performance e a saúde de toda a rede, foram encerradas 22 lojas e inaugurado um Espaço Hering (Outlet).
Geração de caixa
A companhia encerrou o primeiro trimestre de 2019 com a geração de R$ 72 milhões de caixa livre, valor R$ 20,7 milhões inferior ao mesmo período do ano passado, por conta do maior investimento em capital de giro devido ao crescimento do negócio.
Nos três primeiros meses do ano, o retorno sobre capital investido da Cia. Hering foi de 23,3%, o que indica uma alta de 2,4 p.p., comparado com os mesmos meses de 2018, justificada pela melhora do resultado operacional da empresa e pelo controle do capital investido nos últimos 12 meses.
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