Rede de Inova��o de SC ter� apoio federal e ser� modelo para o Brasil

12/04/2019 13:00:00

Nos pr�ximos dias, um projeto t�cnico ser� apresentado no MCTI

Rede de Inova��o de SC ter� apoio federal e ser� modelo para o Brasil

Santa Catarina será exemplo de inovação para o Brasil.

A informação partiu do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI), Paulo Cesar Rezende de Carvalho Alvim, que representou o ministro Marcos Pontes, em reunião com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucas Esmeraldino.

Na oportunidade, reiterou a intenção de apoiar financeiramente o desenvolvimento da Rede de Centros e outros ambientes de inovação catarinense.

Nos próximos dias, um projeto técnico será apresentado no MCTI para formatar a conexão dos pontos prioritários e comuns, e alinhar a contrapartida do Governo do Estado neste processo.

O encontro aconteceu nesta semana em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, e contou com as presenças do Chefe de Gabinete do MCTI, Celestino Todesco, bem como do Secretário Adjunto da SDS, Amandio João da Silva Junior, e do Presidente da Junta Comercia de Santa Catarina (Jucesc), Juliano Chiodelli.

Na semana do dia 23 de abril, o grupo de trabalho, composto por funcionários da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI), entre outros parceiros institucionais - que já atuam na elaboração de um Plano de Ação para ajudar a alavancar os Centros e outros ambientes de inovação do Estado - vai a Brasília apresentar oportunidades e possíveis conexões para apoio e aporte financeiro do MCTI, bem como eventuais contrapartidas do governo catarinense.

Na avaliação do secretário da SDS, Lucas Esmeraldino, embora ainda preliminar, a agenda foi bastante propositiva para SC:

 “A boa notícia é que ouvimos novamente aqui que SC é e será exemplo de modelo de inovação para o País. O MCTI tem pressa, quer nos apoiar e deseja que finalizemos o quanto antes o projeto  (e assim faremos), viabilizando recursos para que nosso Estado vire a chave do ecossistema de inovação, sigam em pleno funcionamento e sejam reconhecidos pela excelência de atuação em suas regiões”.