Projeto convida arquitetos e moradores para uma caminhada no C�rrego Grande em Florian�polis

10/04/2019 14:00:00

Ideia � observar a cidade, refletir sobre os fen�menos urbanos e agir coletivamente para transformar os espa�os

Projeto convida arquitetos e moradores para uma caminhada no C�rrego Grande em Florian�polis
Inspira��o

Inspirados na urbanista e ativista social norte-americana Jane Jacobs, conhecida por seu livro “Morte e vida das grandes cidades” (1961), o Portal ArqSC e o coletivo Caminhada Jane Jacobs Floripa promovem, no próximo dia 13, uma caminhada pelo bairro Córrego Grande, passando pela região do Parque Linear e arredores. A caminhada tem apoio da Dimas Construções, que lança em breve um projeto que vai conectar a via principal do bairro ao parque, chamado D/Spot.

O convidado, na condução deste percurso, é o arquiteto e urbanista Gustavo Andrade, pesquisador do Laboratório Cidade e Sociedade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um dos criadores do movimento ativista Caminhada Jane Jacobs Floripa, que nasceu inspirado em outras ações pelo mundo. 

O grupo é formado por profissionais de diferentes áreas que se uniram para organizar percursos sempre baseados na relação do pedestre com a cidade. “A gente se interessa por esse modelo de cidade que é compacta, que mistura os usos. Interessa o urbanismo contemporâneo coletivo de pedestres e como transformar esses temas que estão latentes num percurso caminhável, com uma caminhada lúdico-reivindicativa, debatendo e refletindo em conjunto”, diz Andrade. 

A caminhada ocorrerá das 10h às 12h, e será finalizada em uma roda de conversa ao ar livre no deque da Dimas Construções, com a participação de arquitetos e urbanistas, como Nelson Teixeira Neto, Beatriz Zeglin e outros profissionais.

Serviço

O que: Caminhada Jane Jacobs Floripa pelo Córrego Grande 
Quando: Dia 13 de abril
Horário: Das 10h às 12h
Vagas limitadas

Roteiro

Saída às 10h – Showroom Dimas Construções (em frente ao Supermercado Imperatriz)
Chegada às 11h30 – Deque do Dimas - Roda de conversa informal e confraternização