Sistema Ailos oferece curso de Libras para funcion�rios

04/04/2019 14:00:00

Iniciativa j� qualificou mais de 80 profissionais da central

Sistema Ailos oferece curso de Libras para funcion�rios

Sistema Ailos, além de fomentar o Escola Inclusiva, projeto que capacita pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, também oferece curso de Libras aos seus funcionários.

A iniciativa, que começou em 2017, já qualificou mais de 80 profissionais que trabalham na Central Ailos e também nas cooperativas filiadas ao sistema.

Para este ano, duas novas turmas já estão confirmadas, uma com início este mês e outra em maio, totalizando 60 inscritos.

A iniciativa tem como objetivo facilitar a comunicação com funcionários e cooperados que possuem deficiência auditiva.

Atualmente, o quadro de funcionários conta com quatro pessoas surdas, entre elas Saulo Adriano Starauchek.

Ele integra o time de endomarketing da central há dois meses.

Foi contratado logo após participar da última turma do projeto Escola Inclusiva, que se formou em dezembro do ano passado.

Para acolhê-lo, a equipe realizou algumas mudanças, como a disposição das mesas para auxiliar na interação com o funcionário. O próximo passo é o curso de Libras.

Para a analista de gestão de pessoas da Central Ailos, Denise Cassal, que faz parte da equipe de Saulo e também já fez o curso, a inclusão é benéfica não só para ele, como para todos os colegas:

“É muito gratificante ver a alegria e a preocupação de cada colaborador em tornar o ambiente propício para ele. O aprendizado é mútuo e só nos faz crescer como profissionais e seres humanos”.

 

Terceiro ano de capacitação

O projeto já formou quatro turmas, duas em 2017 e mais duas em 2018.

“No primeiro ano tivemos 35 participações, já no ano passado contamos com 53 colaboradores em busca do aprendizado. Como a adesão está crescendo cada vez mais, ainda em 2019 devemos abrir novas turmas do nível básico e também do nível intermediário”, comenta Pamela Zibell, assistente de gestão de pessoas da Central Ailos.

Qualquer funcionário que tenha interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais pode participar da capacitação.

A primeira turma de 2019 terá início em 9 de abril e segue até 27 de agosto.

A segunda será de 2 de maio a 26 de setembro.