Governo trabalha para aumentar presen�a de SC no exterior
01/04/2019 08:00:00
Desde janeiro, 10 pa�ses discutiram interesses com o estado
Desde janeiro, o Governo de Santa Catarina recebeu representantes de 10 países para discutir assuntos de interesse do estado, como educação, investimentos internacionais e intercâmbio de tecnologias.
De acordo com o futuro secretário de Assuntos Internacionais, Derian Campos, a proposta é trabalhar de forma mais proativa para ampliar a presença catarinense no exterior e, ao mesmo tempo, trazer capital e tecnologia estrangeiros para promover desenvolvimento econômico e qualidade de vida.
A criação da pasta está prevista na proposta de reforma administrativa encaminhada pelo governador Carlos Moisés à Assembleia Legislativa.
Enquanto isso, ele atua na Casa Civil como consultor para assuntos internacionais e toma a frente em reuniões envolvendo o governo e delegações estrangeiras.
Entre janeiro e março, o governador e o futuro secretário já participaram de reuniões com representantes da Argentina, Itália, China, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai, República Tcheca, Senegal e Canadá.
“Cada reunião que se faz com um cônsul ou embaixador é um mundo de possibilidades que se abre. Nesses encontros, o representante do país sugere ao governador parcerias em vários aspectos. O papel da nossa Secretaria é manter o diálogo. Já temos identificado oportunidades bem interessantes”, resume Campos.
Planejamento para o futuro
Segundo ele, a nova mentalidade da Secretaria é ajudar Santa Catarina a se inserir no contexto internacional, identificando oportunidades para que o estado seja fornecedor de produtos, serviços e tecnologias que tenham alta demanda nos próximos anos e décadas. “Temos que olhar para os países que, nos próximos 10 anos, vão se destacar no mundo, como Índia, Turquia e Indonésia, que prevê multiplicar o PIB por 10. O que eles vão precisar? O que nós podemos fornecer? Esse planejamento de futuro é extremamente importante”, aponta o secretário.
A ideia é aproveitar o potencial que as regiões já têm em diversos setores da economia, mapear a demanda internacional e estimular o surgimento de parcerias lucrativas para os catarinenses.
REPRESENTANTES
Uma estratégia para vender Santa Catarina no exterior é estimular o surgimento de representantes não remunerados que atuam a favor do estado em outros países.
Atualmente, há apenas dois: um em Israel e outro na Alemanha.
“Por que não ter na China, na Espanha, nos Estados Unidos, e em outros países? São catarinenses que carregam o Estado com eles e atuam sob algumas regras que nós estabelecemos para divulgar nosso Estado. Eles distribuem materiais de divulgação de turismo, portos e outros diferenciais catarinenses”, sugere o secretário.
“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas através da interação estratégica com o exterior. Muitas vezes temos alguma limitação de mercado, e o mundo pode ser a saída”, conclui.
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