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CDL Blumenau aponta impactos da greve no comércio do município

Helio Roncaglio, presidente da CDL Blumenau. (Foto: Pedro Waldrich)

CDL Blumenau aponta impactos da greve no comércio do município

A fim de identificar os impactos da greve dos caminhoneiros no comércio no município, a CDL Blumenau fez um levantamento junto aos associados.

Ao todo foram entrevistados estabelecimentos de sete segmentos: mercados, padarias, farmácias, instituições financeiras, móveis e eletrodomésticos, bazares e lojas de roupas e calçados.

Os setores mais atingidos foram os de roupas, calçados, bazares, móveis e eletrodomésticos.

Por exemplo, no setor de móveis e eletrodomésticos, o mais afetado, a redução nas vendas para a maioria (60%) dos entrevistados foi de mais de 61%.

No setor de roupas e calçados, para 60% dos entrevistados as vendas diminuíram em mais de 51%.

Nos bazares, a redução nas vendas chegou a mais de 51% para 40% dos entrevistados.

De acordo com o levantamento, nos mercados, o início da greve teve um aumento nas vendas, mas, desde o fim de semana, o cenário vem mudando em alguns estabelecimentos da cidade.

Para 57% dos entrevistados, houve a diminuição nas vendas. Destes, 33,3% disseram que a redução variou entre 41% e 50%.

Nas padarias, para 60% dos empresários a redução variou entre 21% a 30%.

Enquanto nas farmácias, 80% dos entrevistados informaram que tiveram queda nas vendas.

Deste total, para metade dos empresários a redução foi entre 21% e 50%.

 

 

Falta de produtos

Com relação ao fornecimento de produtos para os estabelecimentos pesquisados, os mercados foram os mais afetados.

Os principais produtos que estão em falta são frutas, verduras, carnes, ovos e leite.

 

 

Avaliação

O presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, ressalta que será preciso muito planejamento e trabalho para contornar esse cenário:

“É preciso pensar em estratégias de negociação com os fornecedores, pois os produtos ainda não chegaram as lojas, mas as notas referentes a essas compras já foram geradas. Quer dizer, a conta para o empresário vem antes da venda para o cliente final”.

Roncaglio aponta ainda que os esforços, a partir de agora, precisarão ser redobrados:

“É hora de rever o planejamento e aproveitar o Dia dos Namorados e a Copa do Mundo para promover ações que possam trazer melhores resultados”.

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