Videira ter� um Centro de Inova��o

14/03/2019 09:00:00

Estrutura teve um custo de aproximadamente R$ 800 mil

Videira ter� um Centro de Inova��o

O município de Videira, com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), está construindo seu próprio Centro de Inovação, baseado no modelo e diretrizes do Governo de Santa Catarina e apoiado por sua equipe técnica.

Embora com pouco mais de 50 mil habitantes, está entre as 15 maiores economias do estado e dispõe de um dos melhores índices de desenvolvimento humano, além de ser berço da vitivinicultura e de empresas como a Perdigão, uma das maiores companhias de alimento do mundo. 

A ideia surgiu há um ano, a partir do interesse do município em fazer parte do projeto macro que engloba a integração e convergência dos Centros de Inovação no estado.

Percebendo a indisponibilidade financeira do Governo em arcar com mais estruturas não previstas no orçamento, o prefeito levou adiante a orientação da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS e disponibilizou um imóvel próprio para implantar o empreendimento.

O passo seguinte foi formar um Comitê de Implantação a partir do conceito da tríplice hélice que preconiza a união de empresas, instituições de ensino e setor público para fomentar um ambiente de inovação e desenvolvimento econômico, social e tecnológico.

“O Centro de Inovação em Videira será uma das nossas referências, em especial, de como parcerias público-privadas (PPP) são economicamente viáveis e tendem a ser assimiladas com mais facilidade pelas comunidades, uma vez que brotam da vocação dos próprios municípios e regiões, focando, não apenas na construção, mas, no habitat, no próprio ecossistema de inovação. Ganha a região e ganha SC”, avalia o secretário da SDS, Lucas Esmeraldino.

O novo Centro de Inovação teve um custo de aproximadamente R$ 800 mil, entre mobiliário e algumas adequações estruturais.

"Ao visualizar toda a experiência que as entidades de Florianópolis têm em relação à inovação nas diversas áreas do conhecimento, foi possível perceber o grande potencial que Videira também pode dispor em seu ecossistema e sua cadeia produtiva, bem como o apoio que teremos dessas entidades e do Estado ao dar início a esse desafio. Nós como universidade, estamos felizes em saber que estamos bem colocados devido às tendências de negócios e com grandes oportunidades para projetar e fornecer capital humano para a região envolvendo todo o ecossistema de inovação, ou seja, preparar pessoas com pesquisa básica e de aplicação para a inovação", avalia a representante da UNOESC, Cristiane Bonatto de Morais