Porto de Imbituba cresce 15% no primeiro bimestre

11/03/2019 19:00:00

No per�odo, foram cerca de 750 mil toneladas movimentadas

 Porto de Imbituba cresce 15% no primeiro bimestre

O Porto de Imbituba fechou janeiro e fevereiro com alta de 15% na movimentação de cargas.

O resultado bimestral soma um volume movimentado de cerca de 750 mil toneladas, aproximadamente 100 mil toneladas a mais que o mesmo período de 2018.

A perspectiva da SCPar Porto de Imbituba, empresa pública que administra o local, é que o complexo portuário movimente 5,4 milhões de toneladas este ano.

O transporte de contêineres, coque, milho, hulha betuminosa e toras de madeira representaram 73% de todas as cargas que passaram pelo porto entre janeiro e fevereiro de 2019. 

Em relação à balança comercial, a importação liderou as operações, com 43,6% do total movimentado, seguida das exportações, com 38,8%.

Os demais 17,6% ficaram para a cabotagem, navegação na costa brasileira.

Para Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, o crescimento reflete o esforço que tem sido empregado para a melhoria de suas condições operacionais, e para a atração e retenção de cargas:

“O desafio agora é atrair novas linhas de navegação, realizar melhorias estruturais para o recebimento e embarque de mercadorias, além de trabalhar com BI (business intelligence), tecnologias da informação e estratégias de inovação para alavancar nossa competitividade no mercado”.