3 solu��es tecnol�gicas que melhoram o atendimento ao cidad�o em prefeituras

04/03/2019 08:00:00

Veja como as solu��es da IPM Sistemas podem auxiliar a gest�o p�blica

3 solu��es tecnol�gicas que melhoram o atendimento ao cidad�o em prefeituras

É possível tornar o serviço público ainda mais eficiente atendendo bem ao cidadão e gastando menos.

A inovação tecnológica é o caminho para a revolução no atendimento público, assim como aconteceu no setor privado.

Quem lembra das imensas filas de banco é testemunha de como a digitalização ajudou a melhorar a vida dos clientes de instituições financeiras.

Ainda há filas, mas o cenário é incomparável ao de duas décadas atrás.

Em Santa Catarina, muitas prefeituras já utilizam soluções digitais que substituem o atendimento presencial e trazem comodidade ao cidadão:

 

IPTU digital

Desde o início deste ano, os donos de imóveis de Rio do Sul conseguem quitar ou parcelar o IPTU usando apenas o celular.

Desenvolvido pela IPM Sistemas, o aplicativo diminui a burocracia e reduz o consumo de papel.

Para se ter uma ideia do volume, são 24 mil carnês que deixam de ser impressos por ano.

A solução ainda pode aumentar a eficácia da arrecadação ao lembrar os contribuintes do vencimento por meio de notificações no celular.

 

Protocolo fácil

O município de Guaramirim reduziu em 90% o tempo de espera por serviços públicos depois que implantou um sistema de protocolo digital.

A solução, desenvolvida pela IPM Sistemas, digitalizou os serviços relacionados às áreas de planejamento urbano e meio ambiente.

Serviços como o alvará de construção levavam 20 dias para serem liberados, tempo reduzido para 24 horas.

A iniciativa recebeu o prêmio Projeto Inovador 2018.

 

Autoatendimento pelo celular

Em agosto deste ano, a Prefeitura de São Bento do Sul implantou um aplicativo mobile com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão.

Com o Atende.Net pe possível acompanhar processos e consultar débitos com o município diretamente do celular, sem precisar se dirigir aos órgãos públicos.