Rede colaborativa de inova��o pretende discutir desafios da JT

01/03/2019 13:00:00

Inova TRT-SC � aberto a comunidade e quer embarcar na transforma��o digital

Rede colaborativa de inova��o pretende discutir desafios da JT

Criar uma rede colaborativa de inovação para discutir os desafios que envolvem a Justiça do Trabalho, conectando agentes públicos, iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa, órgãos de controle e associações de classe.

Esse é o objetivo do Inova TRT-SC, o programa é aberto à comunidade jurídica e geral, e pretende embarcar na transformação digital a fim de buscar soluções inovadoras para problemas reais enfrentados pelo órgão.

As linhas gerais do programa foram apresentadas nesta semana pela presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da JT, ministro Brito Pereira, e ao coordenador nacional do PJe para a Justiça do Trabalho, juiz Fabiano Pfeilsticker.

O programa pretende abordar temas como desburocratização, transparência, abertura de dados, serviços públicos digitais, processos de trabalho, produtividade, entre outros.

Entre as ações estão previstas a capacitação de servidores, magistrados e eventos abertos à comunidade jurídica que estimulem o processo criativo e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Um deles será um hackathon (maratona tecnológica) de abrangência nacional marcado para setembro.

Para impulsionar as ações e estimular a formação de uma rede de colaboração entre o TRT-SC e a sociedade, será criado um laboratório permanente de inovação.

O programa deverá ser apresentado na próxima reunião de presidentes e corregedores dos TRTs, marcada para 24 de março.

O presidente do TST já confirmou presença no hackathon de setembro.