Rede Hering Store cresce 13% no quarto trimestre de 2018

01/03/2019 08:00:00

Empresa de Blumenau atingiu receita bruta de R$ 530,2 milh�es

Rede Hering Store cresce 13% no quarto trimestre de 2018

A Cia. Hering, de Blumenau, encerrou o quarto trimestre de 2018 com um lucro líquido de R$ 95,4 milhões, o que indica um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pela companhia ao mercado nesta quinta-feira, 28.

Já a receita bruta da empresa atingiu R$ 530,2 milhões, uma redução de 1,4% ante o mesmo período de 2017, reflexo da performance das vendas sell-in.

Por outro lado, a organização obteve R$ 88,8 milhões no EBITDA, sinalizando uma elevação de 9% sobre o quarto trimestre de 2017, com margem de 19,8%.

“Em 2018, promovemos relevantes avanços em nossa gestão, nas nossas marcas [Hering, Hering Kids, PUC e DZARM] e na execução dos nossos pontos de venda, inserindo sempre o consumidor no centro de todas as nossas estratégias”, avalia o presidente da empresa, Fabio Hering.

Nesse sentido, a omnicanalidade, projeto que integra os canais físicos e digitais, foi alvo de investimentos importantes da companhia.

O modelo, que abarca as modalidades Pick up in Store, Showrooming, Ship-from-Store e Ship-to-Store, foi implementado em 100% das lojas próprias da empresa e pilotado em sete unidades franqueadas.

A expectativa da empresa é ampliar o projeto para toda a rede de franquias ao longo de 2019.

“A Cia. Hering está na vanguarda do desenvolvimento deste modelo de negócios no Brasil. No nosso formato, além das lojas próprias, incluímos a figura das franquias e uma Câmara de Compensação, que busca integrar as transações com base em regras de negócio previamente estabelecidas”, destaca o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Rafael Bossolani.

 

INVESTIMENTOS

Ao longo do ano, os investimentos da companhia foram destinados prioritariamente para a reforma de lojas próprias, especialmente para a inauguração da Hering Experience no Morumbi Shopping e no Shopping Center Norte e de duas lojas Espaços Hering.

No total, ao longo do ano, 46 pontos de venda aderiram ao novo formato de reformas e têm apresentado crescimento superior comparados às demais lojas.

 

LOJAS

Com relação aos pontos de venda físicos, a empresa encerrou o ano com 761 lojas, sendo 741 no Brasil e 20 no exterior.

No período, 28 novas unidades foram inauguradas, enquanto que 66 lojas encerraram as suas atividades, o que pode ser justificado pelo processo de saneamento da rede de lojas, com vistas a reduzir a dispersão de performance entre franquias e contribuir para a manutenção de uma rede mais saudável e sustentável.

A rede também completou o ano com 10.505 varejistas multimarcas e cinco webstores.

Especificamente sobre a Hering Store, o Same Store Sales – vendas que consideram lojas comparáveis abertas há, pelo menos, 13 meses, cresceu 13% no 4T18 ante o mesmo período do ano anterior, em razão da adição do número de atendimentos e da ampliação do ticket médio.

 

GERAÇÃO DE CAIXA

A Cia. Hering gerou R$ 65,8 milhões de caixa livre no trimestre, valor R$ 35,1 milhões superior ao mesmo período em 2017.

Já na análise 2018-2017, a geração de caixa foi de R$ 298,8 milhões, o que corresponde a um aumento de R$ 158,6 milhões no período.

Além disso, no 4T18 e em 2018, a companhia distribuiu, respectivamente, R$ 80 milhões e R$ 150 milhões em proventos aos acionistas.