S�o Jos� ter� um novo Centro de Inova��o da Acate

26/02/2019 17:00:00

Espa�o ser� inaugurado no primeiro semestre deste ano

S�o Jos� ter� um novo Centro de Inova��o da Acate

A cidade de São José se prepara para entrar na rota nacional do mercado de inovação e tecnologia a partir do primeiro semestre de 2019 com a inauguração do novo Centro de Inovação com o selo de qualidade da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

A iniciativa faz parte da gestão estratégica da prefeita Adeliana Dal Pont que junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, busca voltar os esforços para desenvolvimento do ecossistema de inovação local.

As primeiras ações para o desenvolvimento do espaço no município vieram em 2017, com os eventos realizados pela Prefeitura de São José, como meetups, cursos, palestras, Startup Weekend, hackathons, entre outros .

“Em paralelo a todo esse movimento, a prefeitura tratou de buscar os parceiros estratégicos para investir e operar um Centro de Inovação, um ambiente que terá, por exemplo, a instalação de startups, incubação e aceleração de novos negócios, laboratórios de inovação, laboratório de prototipagem, realização de eventos e muito mais”, explica o secretário de Desenvolvimento, Waldemar Bornhausen Neto.

“Nos próximos meses enquanto as obras de instalação do Centro de Inovação acontecem, será o momento de abrir inscrições para startups interessadas em participar do projeto, afinal 2019 será um grande ano para o mercado de inovação em São José”, enfatiza.

Um dos destaques será a instalação do projeto Link Lab, da Acate.

Este é um laboratório de inovação aberto que conecta grandes empresas tradicionais com startups inovadoras em um mesmo ambiente, e permite a troca de experiências, realização de negócios e desenvolvimento conjunto.

Das grandes empresas patrocinadoras do Link Lab, oito já estão confirmadas: Intuitiva Digital Solutions; Koerich; Havan; Intelbras; Dimas; Unimed Grande Florianópolis; OSTEC, e YouCast!.

Responsável por administrar o espaço, a Acate vai contar com salas para locação, ambientes para palestras e coworking, que é uma tendência que permite aos profissionais independentes, de diferentes empresas, freelancer e startups, trabalharem em um ambiente inspirador, movimentando também o entorno do Centro de Inovação.

O vice-presidente de Mercado da entidade, Silvio Kotujansky, conta que desde 2015, a associação possui um centro de inovação inédito em Santa Catarina, localizado em Florianópolis.

O Centro de Inovação Primavera ampliou a visão do grupo e, desde então, ao desenvolver os projetos dos centros, pensam na estrutura do espaço:

“A importância dos centros e habitats, que são componentes importantes para promover a inovação, sendo construídos em locais estratégicos da cidade, são importantes para a criação deste Centro de Inovação em São José, pois nosso objetivo é desenvolver o ecossistema de Santa Catarina, apoiando os empreendedores, criando oportunidades e gerando economia. E cada região tem suas vocações, assim, estaremos trabalhando com a cidade para acelerar a economia dessas vocações”.