eSocial: como a tecnologia de gest�o de ponto ajuda empresas a cumprir prazos

26/02/2019 12:00:00

Desde 2018, novo procedimento � obrigat�rio para todas empresas

eSocial: como a tecnologia de gest�o de ponto ajuda empresas a cumprir prazos

O eSocial, sistema pelo qual os empregadores comunicam ao Governo informações sobre os trabalhadores, como contribuições previdenciárias, folha de pagamento e informações sobre o FGTS, já é obrigatório para todas empresas.

Para a supervisora de RH, Alessandra dos Santos, uma das mudanças mais significativas aconteceu na folha de pagamento, que teve os prazos para envio das informações reduzidos:

“O eSocial exige a inclusão das informações de todos os trabalhadores antes da emissão da folha, por isso, o empregador deve ter cuidado ao preencher o cadastro dos trabalhadores”.

Uma das soluções para atender aos prazos curtos é investir em tecnologia.

Com a ajuda de softwares de gestão de ponto, o empregador consegue automatizar processos e ter acesso às informações de maneira mais simples e rápida.

Ahgora, empresa na qual Alessandra trabalha, desenvolve softwares e hardwares de gestão de ponto e acesso que entregam informações estratégicas para aumentar a eficiência operacional das organizações.

De acordo com ela, “as principais vantagens de adotar o uso de tecnologia na gestão de presença dos colaboradores são o acesso facilitado a informações em tempo real, integração de dados e legitimidade das informações coletadas”.

Um exemplo dessas aplicações é o Ahgora PontoWEB, que possibilita o gerenciamento online de ponto eletrônico com armazenamento em nuvem.

Ele atende múltiplas unidades, perfis de usuários, escalas e jornadas e ainda tem integração com sistemas de folha de pagamento de mercado e ERPs (Planejamento dos Recursos da Empresa).

O contador Luiz Corrêa, sócio da Administrar Online e cliente da Ahgora, destaca que a tecnologia trouxe um ganho de produtividade significativo no departamento pessoal de sua empresa:

“Nós tínhamos cerca de três funcionários fazendo a contagem de ponto manual na última semana do mês. Hoje, essa é uma realidade que não existe mais, uma vez que a tecnologia da Ahgora conversa diretamente com o meu programa de apontamento de folha”. 

Para cumprir com os prazos e obrigações do eSocial, ele aconselha os colegas contadores a também utilizarem a tecnologia como aliada:

“Você, contador, não vai indicar para o seu cliente um equipamento que não converse com o seu sistema de folha de pagamento. Seja qual for a sugestão que você for dar, a ideia é que se aproprie de tecnologia para melhorar a performance do departamento contábil”.