Com solu��o de EAD da Benner, Infraero capacita mais de 1.700 funcion�rios

22/02/2019 14:00:00

Formato de treinamento � dist�ncia aumentou 9%, segundo pesquisa

Com solu��o de EAD da Benner, Infraero capacita mais de 1.700 funcion�rios

De acordo com uma pesquisa sobre o Panorama do Treinamento no Brasil, promovida em 2017 pela Integração Escola de Negócios, as empresas brasileiras destinaram 0,63% do faturamento anual bruto para o investimento em Treinamento & Desenvolvimento.

Esse número cresceu 37% em relação ao ano anterior e totalizou R$1.821.000, com um volume de treinamentos realizados de 21 horas por funcionários.

Para que estes investimentos sejam melhor aproveitados, as empresas se movimentam em busca de menores custos e escalabilidade das ações de treinamento.

Esse movimento impulsiona o formato de entrega conhecido como EAD (Ensino à Distância) ou e-learning.

Dados da mesma pesquisa mostram que treinamentos no formato presencial caíram 11% enquanto no formato EAD aumentaram 9% no mesmo período.

 

EAD e economia de tempo

Com o desafio de tornar mais ágil a capacitação de seus empregados, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) viu no EAD a solução e abriu em 2014 a licitação para desenvolver cursos mais técnicos e melhor alinhados às normas e regulações específicas do seu setor.

O parceiro vencedor para resolver este desafio foi a Benner, de Blumenau, empresa de tecnologia que oferece soluções em software, serviços e BPO (Gestão de Processos Administrativos).

 

EAD e conteúdo sob medida

A Benner dispõe de uma plataforma de Educação a Distância implementada e que atende clientes dos mais diversos portes e segmentos.

São mais de 200 mil profissionais capacitados, em 250 cursos desenvolvidos.

O grande desafio no projeto com a Infraero foi elaborar um conteúdo sob medida, técnico e adequado ao contexto, normas e regulações específicas do setor para atender as necessidades da estatal.

Os trabalhos foram iniciados no ano seguinte à abertura da ata, em 2015, e tiveram duração de um ano.

Neste tempo foram desenvolvidos 8 cursos, que são utilizados diariamente para capacitar uma rede de mais de 10 mil funcionários em todo o território nacional.

Para desenvolver todo o material produzido pela Benner, a estatal contou com uma equipe de 5 pessoas envolvidas diretamente neste projeto.

A empresa atuou com uma equipe de 11 profissionais multidisciplinares.

Maurineia Alves de Oliveira, coordenadora de Educação Corporativa da Infraero, ressalta a qualidade do projeto realizado.

E destaca o nível elevado de conhecimento da equipe envolvida no desenvolvimento do projeto, além da facilidade para adaptar a linguagem.

Para ela, esses pontos foram essenciais para o sucesso da implementação dos treinamento EAD da companhia.

“Percebemos que o conhecimento técnico da equipe era bastante elevado. Além de trabalhar rapidamente, os desenvolvedores também apresentaram novas propostas e sugestões, que trouxeram um ganho de conteúdo expressivo nos cursos”, avalia.

 

Vantagens do EAD para sua empresa

No projeto da Infraero, além do desenvolvimento dos novos cursos, a Benner também atualizou outros conteúdos que a estatal já tinha.

A Infraero aderiu ao EAD com força e hoje já aprimorou seus sistemas de EAD, tais como:

  • Redução de custos: os treinamentos podem ser criados e adaptados facilmente, os gastos com deslocamento são dispensados e é possível criar capacitações atemporais, que fiquem disponíveis por um longo período de tempo.

  • Aumento de produtividade: capacitações online com recursos interativos fazem com que o colaborador entenda melhor os assuntos abordados e reduz a curva de aprendizagem. É possível realizar um treinamento quando e onde os funcionários quiserem, sempre que necessário.

  • Mais engajamento do time: treinamentos feitos com cuidado, que pensam no seu público e são mais constantes, ajudam a motivar seus colaboradores, prevenir a acomodação e gerar perspectivas de crescimento e evolução. Isso impacta diretamente nos resultados da empresa. 

 

Parceiro e tecnologia certos para o seu EAD

O mercado oferece diversos tipos de tecnologias para o desenvolvimento do EAD. É importante ter ao seu lado um parceiro que tenha um vasto know-how na área.

Entender os anseios da sua empresa, gargalos do processo e qual é o seu público é fundamental para construir um material interativo, agradável, simples de usar e sob medida para gerar valor aplicado no dia a dia.

Entre em contato com a Benner e saiba mais.