Etapas essenciais em um processo de gest�o de incidentes de trabalho
22/02/2019 13:00:00
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Embora a Gestão de Incidentes seja um termo amplo usado por várias práticas, quando falamos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) a maioria das empresas segue um mesmo processo na Gestão de Incidentes de Trabalho.
Porém, é fundamental seguir algumas etapas para que o tratamento de incidentes seja adequado.
Conheça neste artigo quais são as etapas essenciais em um processo de gestão de incidentes de trabalho e descubra se você está seguindo todas elas.
1. Notificação do Acidente de Trabalho
A etapa de notificação é quando as informações preliminares sobre um incidente são enviadas ao gerenciamento.
Isso geralmente é feito por um trabalhador no chão de fábrica, onde a maioria dos incidentes no local de trabalho ocorre.
A notificação deve incluir:
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Localização
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Equipamento envolvido
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Data e hora
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Tipo de incidente
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Gravidade
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Título
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Profissional envolvido no incidente
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Breve explicação do que aconteceu
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Detalhes de quaisquer ações imediatas que foram tomadas
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Imagens anexadas
Se você tiver um software, a notificação será realizada através do preenchimento de um formulário eletrônico.
Uma vez enviadas, as notificações serão distribuídas aos avaliadores apropriados com base em informações como localização, tipo e gravidade.
2. Avaliação inicial
O avaliador apropriado deve examinar a notificação que foi enviada. Um avaliador deve conhecer a política da empresa e a legislação local de saúde e segurança e deverá confirmar:
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Severidade real
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Classificação específica do tipo do incidente
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Se o registro legal foi feito
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Ações imediatas que foram tomadas
Ele então determinará se uma investigação é necessária. Normalmente, uma investigação só é necessária em incidentes de gravidade média ou alta. (Se uma investigação não for necessária, o processo deve ignorar a próxima etapa).
3. Investigação do incidente de trabalho
A investigação é geralmente a etapa mais demorada do processo de gestão de incidentes. Envolve principalmente dados qualitativos, o que leva tempo para ser coletado.
Depois que o investigador principal organiza uma equipe de investigação, essa etapa envolve:
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Reunir informação sobre as políticas e treinamentos aplicáveis
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Determinar uma sequência de eventos
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Reunir a documentação do pessoal envolvido
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Ouvir as declarações das testemunhas
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Coletar mais evidências de apoio
O rigor, a precisão e a pontualidade de uma investigação de incidentes são enormemente beneficiados com o uso de um software.
Uma investigação reúne um grande volume de informações, incluindo dados pessoais e confidenciais, que devem ser cuidadosamente documentados.
Por exemplo, você deve garantir a segurança para proteger os depoimentos das testemunhas e os registros de saúde, um requisito regulatório recentemente devido à GDPR da União Europeia.
4. Análise de Causa
A análise de incidentes, comumente conhecida como Análise de Causa Raiz, é essencial para descobrir quais ações corretivas devem ser tomadas. Existem muitos métodos para a realização de uma RCA, mas o objetivo principal é responder:
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O que aconteceu?
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Como isso aconteceu?
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Por que isso aconteceu?
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O que precisa ser corrigido?
Por fim, sua análise descobrirá uma coleção de falhas que levam ao evento e a possíveis falhas latentes. Para remediar essas falhas e evitar a recorrência, você deve definir um plano de ações corretivas.
5. Ações Corretivas
Ações são importantes para quase todos os incidentes, especialmente após uma investigação e análise.
Entretanto, descobrir as causas só é útil se você agir para corrigi-las. As ações podem ser definidas em qualquer estágio da gestão de incidentes, mas as mais valiosas surgem após a análise.
Cada ação deve ter um prazo específico e ser rastreável. Além de um título e uma descrição, elas devem incluir:
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Prioridade
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Responsável
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Categoria
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Prazo de execução
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Status (pode ser automatizado)
Normalmente, as ações que tratam de causas imediatas são realizadas no local, enquanto que aquelas para falhas latentes são tratadas pela gerência e demoram mais para serem concluídas.
Todas as atualizações e evidências devem ser registradas em um local central e visível para manter a equipe de gestão de incidentes alinhada.
6. Avaliação final
A avaliação final determina se o registro do incidente pode ser fechado. Os avaliadores devem analisar todas as etapas do processo e aprovar a conclusão ou solicitar outras ações.
Somente aqueles com a permissão apropriada podem aprovar ou rejeitar o processo, e todos os comentários de cada aprovação ou rejeição devem ser registrados. Uma prática recomendada é tornar os comentários obrigatórios ao realizar uma aprovação/rejeição.
A gestão continua…
O incidente é fechado assim que é aprovado, mas isso não é o fim do processo de gestão de incidentes.
Em um âmbito mais amplo, o conjunto de incidentes de segurança registrados produzem um volume de informações que deve ser monitorado, visando aprimorar os processos gerais de segurança e diminuir os riscos.
Painéis de controle e dashboards podem conter indicadores de desempenho atualizados em tempo real. Podemos listar alguns exemplos de indicadores:
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Número de acidentes reportados
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Lost Time Injury Frequency Rate (LTIFR)
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Total Recordable Incident Rate (TRIR)
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Tempo médio de resposta
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Medical Treatment Cases (MTC)
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Numero de avarias nos equipamentos
Você deve ter percebido que em muitas dessas etapas o uso de uma solução de software proporcionaria muitos benefícios.
Se você ainda não usa nenhum software para ajudar não somente no registro de incidentes, mas em toda a gestão do SSMA, dê uma olhada no SoftExpert EHSM, a solução da SoftExpert para a gestão do meio ambiente, saúde e segurança.
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