Secret�rio de Agricultura discute continuidade do Programa SC Rural com o Banco Mundial

20/02/2019 12:00:00

Novo programa ser� focado no desenvolvimento e inova��o

Secret�rio de Agricultura discute continuidade do Programa SC Rural com o Banco Mundial

Santa Catarina vai em busca da renovação do Programa SC Rural.

Nesta terça-feira, 19, o secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Ricardo de Gouvêa, esteve em Brasília para audiência com o líder para infraestrutura do Banco Mundial no Brasil, Paul Procee.

Com investimento previsto de US$180 milhões, o novo programa será focado no desenvolvimento e inovação para o meio rural e pesqueiro.

Paul iniciou o encontro com uma explicação sobre o andamento das tratativas entre o banco e o Estado para viabilizar a continuidade do programa.

A Secretaria já apresentou ao grupo técnico do Ministério da Fazenda a proposta de uma nova operação para o SC Rural 2.

Agora, aguarda a melhora da capacidade de pagamento do Estado para que a proposta seja apreciada pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) do Governo Federal.

De acordo com Paul, Santa Catarina receberá mais investimentos caso o programa seja aprovado.

O secretário Ricardo Gouvêa relatou que medidas de ajustes já estão sendo feitas em Santa Catarina, como a revisão de políticas de incentivos fiscais.

Eleexplicou ainda que as ações da Secretaria estarão voltadas para aumentar a renda dos agricultores.

As empresas vinculadas, Epagri, Cidasc e Ceasa, atuarão na pesquisa, controle sanitário e assistência na comercialização com foco na rentabilidade no meio rural.

A parceria para execução do Programa SC Rural teve fim em 2017 e, durante sete anos, possibilitou investimentos de US$ 189 milhões no meio rural e pesqueiro de Santa Catarina.

A renovação será tratada ainda em uma nova reunião com representantes do Banco Mundial, Secretaria de Agricultura e Secretaria da Fazenda.