Economia: o otimismo das pequenas empresas para 2019

19/02/2019 19:00:00

Veja como a solu��o da SOU.IS pode auxiliar sua empresa

Economia: o otimismo das pequenas empresas para 2019

As pequenas e microempresas têm um papel fundamental na economia brasileira.

De acordo com dados do Sebrae, os pequenos negócios representam mais de 95% dos negócios no Brasil e são responsáveis pela renda de mais de 70% dos empregados do setor privado.

Além disso, respondem por mais de um quarto do PIB brasileiro.

É por isso que a visão da categoria é tão importante para o mercado e, atualmente, ela tem se mostrado animadora.

O Indicador de Confiança das Micro e Pequenas Empresas, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC Brasil), atingiu 61,8 pontos, a maior pontuação já registrada na história.

Para 76% dos entrevistados ouvidos, a expectativa é de melhora.

A opinião é confirmada também em pesquisa realizada pelo Sebrae, na qual 67% dos empresários declarou acreditar que 2019 será melhor que 2018.

Entre os principais fatores para o otimismo dos pequenos empresários, estão a retomada da economia, mesmo em ritmo lento, e a baixa na inflação.

A definição das eleições presidenciais também contribuiu, dando fim ao período de incertezas e trazendo a possibilidade concreta de um planejamento a longo prazo.

 

Como aproveitar o bom momento do mercado:

Economia em expansão e mercado otimista significam uma coisa: a hora de crescer é agora.

E para aproveitar o bom momento, é preciso fazer investimentos em soluções inteligentes e na definição de estratégias alinhadas à essa nova realidade.

 

Defina um Planejamento Orçamentário:

O planejamento orçamentário é uma das bases da gestão orçamentária de uma empresa e deve ser feito como uma previsão do que será necessário para alcançar os objetivos estabelecidos.

A partir desse planejamento, será possível realizar o DRE Projetado, a Projeção do Fluxo de Caixa e a Projeção do Balanço Patrimonial.

Com base neles, é possível identificar se a empresa está se saindo conforme o esperado ou se precisa tomar alguma ação corretiva.

 

Faça uma Análise SWOT:

Essa ferramenta de análise avalia seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades do seu negócio e deve ser realizada como base para o seu planejamento estratégico.

A Análise SWOT permite uma compreensão mais precisa do seu negócio e do cenário externo, facilitando a tomada de decisões e a criação de estratégias mais eficazes.

 

Faça uma Análise de Investimentos:

É o processo de decisão que define onde será a feita a aplicação dos recursos da empresa a longo prazo.

A Análise de Investimentos é muito importante para garantir que as ações realizadas tenham o retorno esperado.

Para isso, é preciso avaliar o papel de cada investimento realizado, se ele trará o retorno esperado e se ele é realmente a melhor alternativa de investimento.

 

Utilize um Sistema ERP de Gestão Empresarial: 

A tecnologia causou uma verdadeira revolução na administração das empresas, agilizando operações e permitindo a coleta e análise de informações preciosas que facilitam o processo de tomada de decisões.

Hoje a utilização de um Sistema ERP é obrigatória para organizações que desejam acompanhar o forte ritmo do mercado e se manter competitivas.

O ERP integra os diversos departamentos de uma empresa e automatiza seus processos, gerando um fluxo único de informações.

Uma das soluções mais completas do mercado é o SOU.IS Gestão Empresarial.

Ele permite que você faça o controle administrativo da sua empresa de maneira ágil e integrada.

Você gerencia toda a parte financeira, de vendas, estoque e muito mais para otimizar suas operações e aumentar seu faturamento.

Entre em contato com a SOU.IS e comece agora mesmo a conquistar os resultados que você precisa.

 

Este conteúdo é um oferecimento da SOU.IS, desenvolvedora de softwares acessíveis, que acompanham o crescimento das empresas.


LINHA DIRETA
www.sou.is
Telefone: (47) 3037-7700
Facebook
Linkedin