Aplicativo desenvolvido em Florian�polis � destaque no Vale do Sil�cio

19/02/2019 10:00:00

Lockitron cria fechaduras inteligentes que s�o ativadas por meio de comandos

Aplicativo desenvolvido em Florian�polis � destaque no Vale do Sil�cio

A Lockitron é um sistema de fechadura inteligente que destranca e tranca portas por meio de um comando no celular.

O dispositivo permite compartilhamento de acesso, controle de uso, histórico de atividades e facilita a entrada e saída dos usuários.

Os aplicativos para iOS e Android da tecnologia são desenvolvidos pela Cheesecake Labs, de Florianópolis, especializada em programação de aplicações mobile e web. 

Em janeiro, foi anunciada a venda da Lockitron, nascida na Califórnia, para a Chamberlain Group, maior fabricante de portas de garagem dos Estados Unidos.

A startup norte-americana foi uma das primeiras marcas de fechaduras inteligentes, lançando sua primeira solução em 2010.

Também foi pioneira em lançar uma tecnologia como esta por menos de US$ 100.

O principal produto da marca é o Bolt, uma fechadura inteligente que é acessada pelo smartphone.

Em 2015, a empresa entrou em contato com a Cheesecake Labs para aperfeiçoar o aplicativo.

“Tínhamos amigos em comum com o fundador da Lockitron e acreditávamos que nossa experiência prévia em outros produtos IoT poderia contribuir bastante para o desenvolvimento das soluções deles. Definir a melhor interface do usuário com um produto novo no mercado e oferecer soluções tecnológicas que melhorem a sua experiência com o produto – como geofencings e acesso remoto –, foram grandes desafios para toda a equipe”, explica Marcelo Gracietti, CEO da Cheesecake.

 

COMO FUNCIONA

A tecnologia já destrancou mais de 5 milhões de portas.

Por meio da funcionalidade Sense, a fechadura é destrancada com a aproximação do usuário.

Com esta configuração ligada, o celular automaticamente detecta a presença do usuário se aproximando e destrava a fechadura de forma mais rápida através de notificações, toques de tela ou mesmo de forma totalmente automatizada, abrindo a porta assim que identificada a aproximação.

 

AQUISIÇÃO

Com a compra pelo Chamberlain Group, a tecnologia será integrada ao myQ, principal produto da empresa, para que os usuários possam controlar suas portas de garagem e residenciais com o aplicativo.

“Ficamos muito orgulhosos em ver que conseguimos contribuir ativamente para a criação de um produto com alcance e impacto tão grandes. Vemos esta aquisição como parte da consequência da qualidade do produto que construímos” destaca Marcelo.