Estudar tecnologia de gra�a? Confira oportunidades

11/02/2019 17:00:00

Por Daniel Leipnitz, presidente da Associa��o Catarinense de Tecnologia

Estudar tecnologia de gra�a? Confira oportunidades

Por Daniel Leipnitz
Presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)

 

Santa Catarina já é um polo de tecnologia reconhecido nacionalmente. As oportunidades são muitas e você pode estar pensando em começar uma carreira na área.

Particularmente acho uma excelente ideia, quando você começa a se envolver com esse setor de inovação, você se apaixona e não quer mais sair dele.

Pensando em gerar oportunidades reuni aqui algumas iniciativas que oferecem cursos de capacitação gratuitos pelo estado:

Para os jovens que estão começando agora no mercado de trabalho ou ainda nem concluíram o ensino médio, a ONG Comitê pela Democratização da Informática (CPDI) possui um curso introdutório de desenvolvimento de códigos. A iniciativa Introdução a Lógica de Programação ocorre durante todo o ano e é gratuita.

Se você já está mais avançado nesse conhecimento, a Cheesecake Labs, em parceria com o CPDI, promove o Mão na Massa, que mostra como programar aplicativos do zero.

Além desse projeto há também o Novos Talentos - SC Games, do CIASC, que oferece capacitação nas áreas de animação, design e robótica durante o ano.

Outra iniciativa poderosa, que foca no desenvolvimento feminino, é o Technovation. Hoje em dia apenas 39,6% dos funcionários do nosso ecossistema são mulheres e poucas dessas ocupam cargos de gestão ou de desenvolvimento. O programa busca mudar essa realidade e promove o empreendedorismo feminino.

Para quem é de Blumenau vale ficar de olho no Entra21, do Blusoft, que oferece cursos  de linguagem de programação para jovens de 16 até 29 anos. Desde 2006, o programa já beneficiou e encaminhou mais de 4 mil jovens.

Além dessas iniciativas, os eventos que ocorrem nos espaços da Acate também geram conhecimento.

Muitos deles são gratuitos e oferecem uma introdução a diferentes tópicos da tecnologia, como empreendedorismo, growth hacking, programação, vendas, atendimento ao cliente.

Há muita oportunidade para ser explorada e desejo sorte nessa sua jornada.