Cresce o otimismo entre empreendedores de pequenos neg�cios em 2019

30/01/2019 07:00:00

Confira solu��es que podem ajudar a impulsionar sua empresa

Cresce o otimismo entre empreendedores de pequenos neg�cios em 2019

De acordo com a pesquisa Sondagem Conjuntural dos Pequenos Negócios realizada pelo Sebrae, 79,5% dos empreendedores de pequeno porte acham que a economia vai melhorar neste ano.

Isso significa crescimento de faturamento (77,1% dos empresários esperam ver esse indicador aumentar ao longo do ano) e maior geração de empregos (32,4% querem abrir novos postos de trabalho).

O otimismo se reflete também na disposição em investir em tecnologias que ajudam a impulsionar os negócios.

Soluções focadas nos micro e pequenos empreendedores auxiliam as empresas a ter rotinas equivalentes a negócios maduros, sem para isso dispor do mesmo custo.

“Tecnologias que já nasceram com o pequeno empresário como público-alvo entendem melhor as necessidades desse público e oferecem soluções personalizadas para ele. Isso significa: que têm um custo médio pouco elevado, baixa complexidade de manuseio e funcionalidades que permitem a otimização de processos básicos diários”, explica Piero Contezini, CEO da Asaas, empresa que oferece um software de gestão de cobranças para MEIs e pequenos empresários.

 

Confira soluções focadas neste público que podem ajudar a impulsionar sua empresa em 2019:

Asaas: gestão de cobranças

Com sede em Joinville, a startup oferece serviços financeiros para profissionais autônomos, MEIs e micro e pequenas empresas.

Criada em dezembro de 2013, a plataforma é uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações.

Em média, os empreendedores gastam uma hora do dia de trabalho para fazer a gestão de cobranças, com o auxílio da tecnologia, o tempo é reduzido, entre 5 e 10 minutos.

Com os 50 minutos que ganhou, o dono do negócio pode focar mais ainda sua atenção em vendas, por exemplo.

Além disso, a solução que emite boletos e lembra os destinatários de pagá-los via mensagens, e-mails e outros canais, já ajudou seus usuários a diminuírem em 55% o índice de inadimplência.

Com um sistema de pagamento que gera cobrança por boleto emitido, a solução é acessível e exige pouco investimento dos empreendedores.

“Trabalhamos para melhorar o relacionamento entre fornecedores e clientes. Por meio de uma plataforma de comunicação multicanal, tornamos todas as cobranças entre eles algo simples e profissional, atendendo negócios, formais ou não, que anteriormente não teriam condições de adquirir esse tipo de tecnologia”.

 

Hiper - Gestão do varejo, do estoque até a frente de caixa

Por meio do Hiper Gestão, o micro e pequeno comerciante pode monitorar desde o estoque até a venda final, personalizando o software com os aplicativos da loja digital Hiper.

A solução é desenvolvida pela startup Hiper, que atua desde 2012 facilitando a rotina dos micro e pequenos empreendedores do comércio.

A empresa também desenvolve o Hiper Mini, pensado para quem está começando seu negócio como microempreendedor individual.

“Nosso sistema permite que o empreendedor identifique com facilidade pontos do fluxo de vendas que geram desperdício, além de emitir os dados necessários para se adequar a tributação fiscal. Trabalhamos para gerar facilidades na rotina do varejo”, comenta Tiago Vailati, CEO da Hiper.

O sistema está habilitado para atender o comércio como um todo, incluindo lojas de roupa, alimentos, variedades até estabelecimentos mais específicos e prestadores de serviço.

A empresa conta com 14 mil clientes, conquistando em média 500 novos por mês. 

 

Hostgator: e-commerce e presença digital

Para quem busca abrir uma loja virtual ou ampliar a presença do negócio nas redes, existem ferramentas que podem facilitar a viabilização de um e-commerce e a criação de um site e não exigem grande investimento.

O Criador de Sites da HostGatoruma das principais provedoras de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo, descomplica a criação de websites, blogs e lojas virtuais e é destinado a um público que não possui conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign.

O recurso ajuda a dar mais visibilidade para a marca, pois disponibiliza e facilita o acesso ao nome da empresa, descrição, endereço, telefone e outras informações, além de links para as redes sociais.

Para o diretor de marketing da HostGator, Luiz D’Elboux, o site atua como vitrine do negócio e é um canal de relacionamento e geração de novos negócios com clientes e futuros consumidores:

“Em um mundo cada vez mais digital, o site é o principal ponto de contato de uma empresa e seus clientes”.

 

Agendor: Gestão de vendas e CRM

Criado em 2012 pelos irmãos Júlio e Gustavo Paulillo, o Agendor é uma plataforma de aprimoramento comercial e o principal sistema brasileiro de CRM (gestão de relacionamento com clientes).

Em nuvem (SaaS), permite centralizar os dados dos clientes, acompanhar o andamento das vendas e ter maior visibilidade sobre os negócios.

As informações podem ser acessadas pelo aplicativo de qualquer lugar.

Indústrias, distribuidores, revendedores, corretoras de seguros, consultorias, empresas de TI e outras PMEs que realizam vendas consultivas, fechadas apenas depois de vários contatos com o cliente, são particularmente beneficiadas pelo Agendor.

Isso porque a plataforma é dotada de um fluxo inteligente de atividades, que apresenta perguntas e propõe ações quando o usuário termina uma tarefa, faz ou recebe uma ligação de um cliente ou ainda após o horário de uma reunião agendada.

O sistema simula os pequenos alinhamentos realizados entre os gestores comerciais e seus vendedores, dando agilidade ao processo de vendas e aumentando a eficiência da abordagem comercial.

“É como se o aplicativo conversasse com os vendedores, que respondem às demandas dele clicando nos botões”, diz Gustavo Paulillo, CEO do Agendor.