Plataforma criada pelo Sesi/SC � reconhecida em pr�mio nacional da constru��o civil

12/12/2018 18:00:00

Solu��o auxilia na redu��o de acidentes de trabalho no setor

Plataforma criada pelo Sesi/SC � reconhecida em pr�mio nacional da constru��o civil

O Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade reconheceu nesta terça-feira, dia 11, o projeto desenvolvido pelo Sesi/SC, entidade que congrega a Fiesc.

O prêmio é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção e a entrega ocorreu em Brasília. 

A plataforma tecnológica para promoção de ambiente de trabalho e comportamentos seguros na indústria da construção civil, chamada de Seif, contribui para a redução de acidentes.

O coordenador do Centro de Inovação Sesi em Tecnologias para Saúde, Eloisio Bergamaschi, destaca que o projeto tem impacto direto sobre os trabalhadores e suas condições de trabalho, saúde, segurança e qualidade de vida:

“A adoção do Seif reflete no fomento de uma cultura de prevenção, combinada com a promoção de boas práticas organizacionais de SST, criando uma cultura de segurança e melhoria contínua de SST”.

O Seif faz monitoramento de risco e gestão de informações de SST, além de auxiliar no planejamento, gestão, cumprimento e registro das ações de Segurança e Saúde no Trabalho em canteiros de obra.

As informações de Segurança do Trabalho da empresa e de seus trabalhadores são armazenadas no sistema, que se encarrega de realizar a gestão e emitir alertas sempre que ações de correção e aprimoramento são necessários.

A plataforma pode ser utilizada por empresas de pequeno, médio e grande portes. 

Além de TIC, foram premiados projeto nas categorias materiais e componentes, sistemas construtivos, pesquisa acadêmica, gestão da produção e P&D.