Diretor da Ala Assessoria em Seguros completa 50 anos de carreira

20/11/2018 06:00:00

Sergio Passold afirma que �na crise, o mercado de seguros cresce�

Diretor da Ala Assessoria em Seguros completa 50 anos de carreira
Sergio Passold, diretor da Ala Assessoria em Seguros. Foto: Ana Paula Dahlke

Por Ana Paula Dahlke
Redação Noticenter

 

“Na crise, o mercado de seguros cresce”. A afirmação é de Sergio Passold, diretor da Ala Assessoria em Seguros, que completou 50 anos de carreira no setor de seguros privados.

Em entrevista ao Noticenter, ele conta um pouco de sua trajetória em empresas, passagem pela gestão do sindicato das seguradoras e expectativas do mercado.

Ele começou a atuar em 1968, numa agência especializada em seguros.

Em 1981, foi convidado para iniciar uma nova etapa com uma seguradora de origem japonesa, a América Latina Companhia de Seguros, iniciando a jornada como único representante de SC.

Com a expansão da filial no Brasil, ele foi autorizado a contratar mais pessoas para sua equipe e, em 1989, passou a ser superintendente da empresa em SC e no PR.

Em 2000, a companhia passou a se chamar Tokio Marine Companhia de Seguros, integrando o nome oficial da matriz multinacional.

De 1998 a 2004, Sergio passou a presidir o Sindicato das Seguradoras de SC (Sindseg/SC), condição que fez com que ele adquirisse ainda mais conhecimento e participasse ativamente de decisões e diretrizes políticas e econômicas do setor.

Ele conta que um dos maiores desafios era efetivar o sindicato patronal, pois antes era dado apenas como comitê.

Além disso, ele destaca que no campo político e empresarial, um dos legados é a aproximação com o Sindicato de Corretores de Seguros de SC (Sincor/SC):

“Na época, abrimos diálogos e com isso criamos unidades em cidades como Criciúma, Joinville, Florianópolis e Chapecó, por exemplo, abrindo debate entre sindicato de seguradoras e corretores”.

Essa integração gerou um documento pioneiro no país com os interesses das representações. Um dos detalhes foi a criação de uma comissão intersindical de ética, com objetivo de analisar em conjunto questões de conduta dos profissionais no mercado, que acabou virando referência para outros estados.

Em 2004, Sergio deixou de fazer parte do quadro funcional da Tokio Marine e iniciou um novo negócio: a Ala Assessoria em Seguros.

Sobre o mercado de seguros, com a experiência adquirida nesses 50 anos, ele se mostra otimista:

“Sempre acreditei que o seguro é uma prevenção para algo que possa acontecer. E é por isso que estou há 50 anos nessa atividade. A época de crise é onde o setor mais se desenvolve, pois as pessoas que possuem um patrimônio, procuram preserva-lo de alguma forma. Nesses 50 anos, todo dia tem sido um aprendizado. A mesmice leva a estagnação e aqui procuramos sempre identificar novidades do setor de seguros”.

Atualmente a Ala Assessoria em Seguros representa 10 seguradoras, e trabalha diretamente com corretores de seguros, contabilizando cerca de 1.300 corretoras em seus cadastros em vários estados.