Cervejas produzidas no Brasil ter�o que informar no r�tulo ingredientes que comp�em o produto

19/11/2018 09:00:00

Abracerva comemora a decis�o, que trar� mais transpar�ncia ao consumidor

Cervejas produzidas no Brasil ter�o que informar no r�tulo ingredientes que comp�em o produto

A partir de 6 de novembro de 2019, os rótulos de cervejas brasileiras terão que informar claramente ao consumidor quais ingredientes compõem o produto.

A instrução normativa publicada na última semana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), segue uma sentença homologada em Goiás e nacionaliza a exigência.

Na prática, termos como “cereais não malteados ou maltados” não serão suficientes.

O cereal ou amido que compõem a cerveja deverá sem citado no rótulo em ordem decrescente de proporção.

Ingredientes como arroz, trigo, milho, aveia, triticale, centeio e sorgo começarão a aparecer.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, estes itens são amplamente utilizados pelas multinacionais ligadas à cerveja:

“Com eles, é possível aumentar a produção em detrimento das características sensoriais do produto. E isso não ficava claro para o consumidor com a adição de termos que muitas vezes encobriam esses ingredientes”.

Para a entidade, a normativa representa mais transparência para o consumidor:

“Agora, quem bebe a cerveja saberá exatamente o que há no seu copo”, diz o presidente.

De acordo com Lapolli, este é mais um impulso para o segmento de cervejas artesanais independentes, que cresce a passos largos no país.

Até setembro deste ano, 156 novas fábricas se instalaram no Brasil, um aumento de 23% em relação a dezembro de 2017.

Atualmente, 835 cervejarias estão em operação.

 

Cervejarias independentes ganham selo
Desde março, a Abracerva trabalha para disseminação do selo de Cervejaria Independente Brasileira.

Criado para facilitar a identificação do consumidor de marcas verdadeiramente artesanais, o material já está em uso por mais de 200 cervejarias.