Secret�rio da Agricultura � o novo coordenador da Alian�a L�ctea Sul Brasileira

13/11/2018 11:30:00

Objetivo � fortalecer a cadeia produtiva do leite na regi�o Sul

Secret�rio da Agricultura � o novo coordenador da Alian�a L�ctea Sul Brasileira
� esquerda, Eduardo Pinho Moreira (governador). � direita, Airton Spies, secret�rio da Agricultura.

Santa Catarina está à frente da Aliança Láctea Sul Brasileira.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, assumiu nesta segunda-feira, dia 12, a coordenação da entidade criada para fortalecer a cadeia produtiva do leite na região Sul.

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se unem na Aliança Láctea para desenvolver a cadeia produtiva e ampliar os mercados para o leite produzido na região.

“Até 2020, metade do leite brasileiro será produzido no Sul. O leite da região precisa se tornar um produto industrial, se não nós vamos nos afogar em leite”, ressalta o secretário.

De acordo com ele, os três estados devem se inspirar em grandes exportadores como Nova Zelândia, Argentina e Uruguai, que já abastecem o mercado internacional.

Os membros da Aliança Láctea acreditam que a região Sul do Brasil é capaz de produzir o leite mais competitivo do mundo, só que para isso o setor deve passar por uma grande transformação. Principalmente, na organização logística da cadeia produtiva, na melhoria da qualidade e na redução de custos de produção.

“Os desafios são muito claros e passam por melhorias em tecnologia, sanidade dos rebanhos e organização logística da cadeia produtiva. Temos uma estratégia a médio e longo prazo e já temos excelentes exemplos a seguir, aqui mesmo no estado, para tornar o leite competitivo no mercado internacional. Temos que fazer com o leite o que já fizemos com cadeias produtivas consolidadas como suinocultura, avicultura e tabaco”, finaliza Airton.