80% dos clientes das empresas s�o inativos, que podem gerar vendas

13/11/2018 17:00:00

Veja como a solu��o Al�sios pode ajudar a sua empresa

80% dos clientes das empresas s�o inativos, que podem gerar vendas

 

 

Perder clientes significa prejuízo à empresa, já que o custo para o manter é sempre muito menor.

Conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente antigo. Isto, por si só, já deveria ser um ótimo motivo para que as empresas mantivessem ações permanentes de retenção de clientes, evitando a geração de clientes inativos.

No mercado, estima-se que mais de 80% das carteiras de clientes das empresas são de inativos, criando custos adicionais e dispersão de foco dos vendedores no gerenciamento de suas carteiras de clientes.

Algumas ações podem ser empreendidas pelas empresas para reduzir esta taxa e aumentar vendas, tornando a área comercial mais efetiva e com redução da inatividade da carteira de clientes.

1. Conheça o ciclo de compra de seus clientes e defina o que é um cliente inativo:

É aquele cliente que não compra a quantos meses, 3, 6, 12? Como saber qual o tempo adequado para considerar um cliente inativo?

O tempo para a inatividade do cliente está ligado a cada tipo de negócio, e, tem uma relação direta com o ciclo de compra dos produtos por parte dos clientes. Cada setor de atividade, região, grupo de produtos, pode ter um ciclo de compra diferente.

O importante é que a empresa conheça o ciclo de compra de seus clientes, e, principalmente, disponha de algum mecanismo que auxilie seus vendedores a visualizar esta informação, possibilitando um contato planejado e mais assertivo com o cliente.

2. Envie notificações automáticas de pré-inatividade aos vendedores:

Dispor de alguma solução que além de automatizar o processo de captação de pedidos por parte dos vendedores ajude-o a cuidar de sua carteira de clientes vai contribuir para a estabilidade das vendas.

O importante é que a empresa conheça o ciclo de compra de seus clientes, e, adicionalmente, disponha de algum mecanismo que auxilie seus vendedores, alertando-os quando algum cliente entrar na faixa de risco da inatividade, evitando assim que o cliente venha a se abastecer com outros fornecedores.

Informações sobre a frequência de compra dos clientes e notificações automáticas são excelentes recursos para que os vendedores possam montar estratégias de abordagem com foco na prevenção da inatividade.

3. Crie campanhas de reativação e segmente por prioridade:

É importante observar que os clientes ficam inativos por diferentes motivos, e, é muito comum, que fiquem inativos por falta de ações por parte da empresa, sendo a mais comum, a falta de contato/visita dos vendedores.

O trabalho de reativação de clientes, quando organizado e gerenciado, pode trazer ótimos resultados de vendas.

As campanhas de reativação, podem organizar as listas de clientes a serem contatado por diversos focos; por clientes com compra mais recentes, por volume de vendas, clientes com compras mais expressivas baseada na curva ABC, por motivo de inativação excluindo-se os clientes devedores, e outros, objetivando sempre a maior eficiência na geração de venda.

4. Estabeleça metas:

Como outros processos de vendas, a recuperação de inativos deve também ter suas metas, as quais, serão baseadas no número de inativos recentes, passiveis de recuperação.

A meta de clientes recuperados está associada diretamente ao tempo de inatividade, inativos recentes (até 2 anos sem compra) são mais fáceis de serem recuperados.

Meta de faturamento deve considerar o valor do ticket médio e o percentual de recuperação da carteira de inativos estabelecido pela empresa. Quanto mais recentes forem os inativos, maior será o % de recuperação.

5. Acompanhe, gerencie, revise e melhore:

Como em toda atividade essa também tem sua necessidade de gerenciamento, mas, também aqui a visão de prevenção é muito importante.

Campanhas de prevenção de inativos, gerando as listas com clientes que estão um determinado tempo sem compra (pré inativos), com ofertas diferenciadas, podem evitar a perda do cliente e aumentar o faturamento.

Recursos que avise a gestão sobre o volume das inativações permitirá mais rapidamente empreender ações de prevenção.

Dispor de informações sobre o volume de contatos e visitas dos vendedores e de clientes recuperados possibilita avaliar os resultados da ação dos vendedores.

Clique aqui e veja como a solução Alísios pode ajudar a sua empresa

 

Conteúdo oferecido por Alísios CRM - Plataforma para gestão de vendas e relacionamento da sua empresa.

 

LINHA DIRETA
Telefone: (47) 3036 2200
E-mail: [email protected]