UFSC e Procuradoria Federam lan�am Programa Estrat�gico de Advocacia Preventiva

08/11/2018 07:00:00

Curso capacita 123 servidores federais nesta quinta-feira

UFSC e Procuradoria Federam lan�am Programa Estrat�gico de Advocacia Preventiva
Foto: Divulga��o

A Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançaram nesta semana o Programa Estratégico de Advocacia Preventiva (PEAP).

Como primeira ação do programa, 123 servidores federais participam até nesta quinta-feira, dia 8, do curso Controle Externo da Administração Universitária.

O objetivo do programa é a resolução preventiva de conflitos e o aperfeiçoamento da qualidade do suporte jurídico aos agentes públicos.

Juliano Scherner Rossi, procurador chefe junto à UFSC, destaca que o enfoque é diferenciado porque estimula uma atitude proativa no sentido de melhorar e autocuidar:

“Além da redução de litígios e de conformidades com a legislação, pensamos também na redução de perdas. O foco é diferenciado no âmbito da Advocacia da União, pois falamos também em minimização de perdas como riscos reputacionais. Ao estruturar o programa desta maneira conseguiremos auxiliar a universidade e a administração pública de modo a conduzir seus objetivos de modo mais seguro”.

Para o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, iniciativas como essa encorajam o gestor na tomada de decisão:

“Neste um ano na Reitoria da UFSC tenho observado que as pessoas estão receosas em assumirem cargos de gestão e tomar decisões porque os tempos em que vivemos gera uma insegurança muito grande. Cursos como esse certamente ajudarão os nossos gestores a conhecerem um pouco sobre os problemas e conflitos na tomada de decisão. Que esse seja um momento de aprendizado, de conhecimento e, principalmente, de perder o medo”.

O desenvolvimento do curso é uma ação conjunta entre a Procuradoria Federal junto à UFSC, a Escola de Gestores da UFSC e a Escola da Advocacia-Geral da União (AGU).

Para Eliete Warquen Bahia Costa, diretora do DDP, essa ação trará compreensão nas funções de controle externo e nas atividades de gestão da universidade:

“A capacitação em vários níveis gerenciais da universidade busca aprofundar os conhecimentos do dia a dia da administração universitária”.