Especialista esclarece import�ncia do branding no desenvolvimento de marcas

05/11/2018 14:00:00

Metodologia auxilia na constitui��o das etapas de cria��o

Especialista esclarece import�ncia do branding no desenvolvimento de marcas

Para auxiliar no processo de reconhecimento de marca perante o mercado, existem algumas estratégias de marketing que permitem que as empresas se posicionem de acordo com as suas necessidades, divulgando serviços e produtos de maneira eficaz.

Uma delas é o branding, técnica que auxilia na gestão das marcas.

De acordo com Leandro Werner, fundador da Maka.Branding, de Blumenau, o processo vai muito além do logotipo, trata-se de uma metodologia de gestão de marcas, visando aproximar empresas e consumidores por meio da empatia.

“O branding é fazer com que as empresas reafirmem seu compromisso com seus consumidores em todos os seus pontos de contato, tornando cada experiência única”.

Para auxiliar na gestão e criação de marcas com mais valor perante os consumidores, o Maka.Branding possui uma metodologia própria de entrega, a TXM Branding.

Desenvolvida dentro do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional da Universidade Federal de Santa Catarina, o recurso consiste em uma metodologia de design que busca entender a história da empresa, suas necessidades e ideais, descobrindo o DNA da marca, partindo posteriormente para a sua contextualização dentro do mercado e seu posicionamento.

A metodologia funciona desde a construção do DNA até a entrega final da construção de experiências visuais e estratégias de marketing e penetração no mercado.

O especialista ressalta que o processo consiste na utilização de três etapas fundamentais: think, experience e manage.

“É importante lembrar que o branding não é algo a ser desenvolvido apenas por marcas jovens ou que estão entrando no mercado, o desenvolvimento de ações de branding se torna cada vez mais necessário no mercado atual. As marcas já consolidadas no mercado também devem usar as ações de branding para modernizar e renovar o seu posicionamento no mercado”, finaliza Maka