SC � o terceiro estado com mais projetos em edital de inova��o para ind�stria

01/11/2018 12:00:00

No total, foram 109 propostas aprovadas na iniciativa do Senai

SC � o terceiro estado com mais projetos em edital de inova��o para ind�stria

As indústrias de SC estão entre as que mais tiveram projetos desenvolvidos por meio do Edital de Inovação para a Indústria, iniciativa do Senai, Sebrae e Sesi.

No total, foram 109 propostas, o que coloca o estado na terceira posição dos que mais possuem projetos.

As empresas selecionadas contam com apoio da infraestrutura da rede de 25 Institutos Senai de Inovação e dos 58 Institutos Senai de Tecnologia em todo o país.

O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria: sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical.

 

CASES

Com o edital, a Nanovetores Tecnologia, referência em encapsulação de ativos com material natural e biodegradável, conseguiu fazer o que já fazia em cosméticos, também em tecidos.

O projeto permitiu o desenvolvimento de tecidos funcionais, que ao entrarem em contato com a pele, liberam a substância encapsulada, como fragrância, hidratante, repelente ou isolante térmico.

Para o diretor do projeto, Ricardo Henrique Ramos, o edital foi fundamental, já que possibilitou o acesso a equipamentos essenciais para o desenvolvimento do produto, além de cumprir um cronograma que permite ótimos resultados:

“A gente consegue ter acesso a toda essa malha, esse aparato científico-tecnológico de aplicação, muito acessível, então é muito bom. A gente conhece o mercado, a gente fala com o cliente, o Senai conhece tecnologia”.

Para participar, as empresas podem enviar propostas durante todo o ano.

Os resultados são anunciados periodicamente e as ideias reprovadas podem ser aprimoradas e reenviadas.

Empresas do setor industrial brasileiro de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica, podem apresentar propostas.