Pesquisa mostra que 54% das empresas projetam aumento de exporta��o

26/10/2018 12:00:00

Especialista fala sobre desafios e proje��es do mercado

Pesquisa mostra que 54% das empresas projetam aumento de exporta��o

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) em julho mostram que as projeções de negociações internacionais, se dividem em duas vertentes:

  1. Para 53,4% das empresas, a expectativa é que o incremento dos embarques ocorra pelo aumento na participação dos mercados em que já atuam.

  2. Enquanto que, para 36,4% das organizações, a ampliação ocorrerá por meio de vendas para novos mercados. Somente 10% não vê aumento nas exportações.

Existem diversos fatores para o processo de exportação ou de internacionalização de uma marca, um deles é cercar-se de profissionais que poderão prestar consultoria e atendimento quando houverem dúvidas, de acordo com Jailson de Souzasales manager da DC Logistics Brasil:

“O caminho mais retilíneo para o sucesso é procurar quem entende do assunto e, aconselho órgãos e entidades especializadas nisto, como Apex, Sebrae e a entidades calçadistas mais próximas de onde se encontra o produtor. Adicionalmente pode-se fazer uma busca no mercado e falar com empresários que já realizaram este tipo de operação, troca de experiências é salutar e relevante, além de cercar-se da assessoria de um bom agente de cargas e que tenha essa commodity dentre os produtos tratados no seu dia a dia”.

O valor do dólar influencia significativamente toda a economia mundial. Um dos setores é o de exportação.

No atual cenário de alta, os exportadores, por exemplo, tendem a se beneficiar com este fator, pois, gastam em real e recebem em dólar.

Para a especialista em exportação de sapatos da DC Logistics BrasilRúbia Karla Moreira, é necessário que os exportadores brasileiros aproveitem a oscilação do dólar para gerar competitividade. 

 

SETOR CALÇADISTA

O setor de calçados teve queda de 10,3% no mês de agosto, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Porém, os fabricantes de calçados estão animados com a possibilidade de aumento de exportações para o Estados Unidos, que antes era o primeiro colocado no ranking de exportações brasileiras.

Recentemente, o presidente Donald Trump, assinou uma nova legislação que prevê redução tarifária para 1,7 mil produtos importados, dentre eles os calçados. A nova lei entrou em vigor no dia 13 de outubro.

O calçado brasileiro vem ganhando um certo prestígio, desde que houve uma redução de negócios e competitividade com a Ásia, de acordo com Rubia:

“As empresas calçadistas brasileiras estão passando por uma transformação significativa de design e desenvolvimento, o que tem gerado um destaque positivo no comércio internacional. Além disto, a Abicalçados e a Apex Brasil como entidades setorizadas trabalham constantemente na fixação dos produtos nacionais, estas ações contribuem para o crescimento das exportações brasileiras”.

Os estados brasileiros que mais exportam sapatos são: Rio Grande SulCeará e São Paulo.