An�lise do ar pode aumentar produtividade de funcion�rios

24/10/2018 11:00:00

Exig�ncia faz parte da adapta��o de empresas ao eSocial

An�lise do ar pode aumentar produtividade de funcion�rios

Com o intuito de gerar menos burocracia e aumentar a agilidade dos processos, as empresas terão que adotar até julho do ano que vem o eSocial.

Ao inserir as informações no banco de dados, as organizações reduzirão tempo e recursos.

Para funcionários, haverá simplicidade de verificar as informações com mais transparência.

Uma das obrigações são os laudos de segurança e saúde do trabalhador.

O sistema eSocial não alterará a legislação, mas é uma forma de examinar a prática destas das normas nas empresas, de acordo com Lucas Bona, gestor comercial da Laboprime:

“Prestar contas a respeito da segurança e saúde do trabalhador é muito importante dentro de uma empresa, pois, garante a saúde e integridade física dos funcionários”.

Ele destaca que uma das questões que serão exigidas é a análise do ar, para higiene ocupacional. Isso porque a falta de higiene em ambientes fechados e a alta quantidade de poluentes no ambiente de trabalho podem afetar a produtividade e a saúde do funcionário.

“Na maioria dos casos são as indústrias as maiores causadoras de poluição do ar dentro do ambiente de trabalho, pois, grande parte delas utilizam agentes químicos ou efetuam algum processo de solda, o que ocasiona a produção de poluentes”.

Uma das empresas que realizou a análise do ar foi a Cativa, de Pomerode, e pode perceber os resultados Erica Carine Pickler, técnica de segurança e saúde do trabalho da empresa:

“Nossa preocupação sempre foi com o bem estar dos nosso colaboradores. Em virtude de sermos uma grande indústria, precisamos realizar a análise e ver se estava tudo certo com nosso ambiente de trabalho. A Laboprime é sem dúvida merecedora de todas as conquistas e méritos. Toda equipe tem muita dedicação, competência, ética e profissionalismo”.

O processo de análise leva de 15 a 18 dias para ficar pronto e ser apresentado novamente, dependendo da demanada de cada empresa.