Professor da UniSociesc Blumenau recebe premia��o no Canad�

23/10/2018 18:00:00

Artigo analisou 916 implantes, com 98,3% de �ndice de sucesso

Professor da UniSociesc Blumenau recebe premia��o no Canad�

O coordenador do curso de Odontologia da UniSociesc Blumenau, Guenther Schuldt Filho, receberá no próximo sábado, 27, durante o Congresso da Academia Americana de Periodontia, em Vancouver, no Canadá, o prêmio pelo artigo intitulado “Indicadores de Risco da Peri-implantite”, trabalho publicado na revista Clinical Oral Implants Research.

Escrito junto com o professor de Odontologia da UFSC, Marco Aurélio Bianchini, que também irá a Vancouver receber o prêmio, o artigo também tem colaboração dos professores Stefan Renvert (Universidade de Kristianstadt, Suécia), Mônica Abreu Rodrigues (Unip) e Haline Renata Dalago (UFSC).

No estudo, foram analisados 916 implantes, com 98,3% de índice de sucesso.

Todos os dados foram coletados na USP, durante o ano de 2013, em São Paulo.

No trabalho, os pesquisadores descobriram que pacientes que utilizam implantes e que possuem histórico de doença periodontal têm mais chances de desenvolverem a peri-implantite, um processo inflamatório destrutivo que afeta tanto o tecido mole (gengiva) quanto o tecido duro (osso) ao redor de um implante dentário.

Em casos mais avançados da doença, o paciente pode vir a perder o implante. Também descobriram que pacientes com prótese total e próteses cimentadas têm mais riscos de desenvolver a peri-implantite.

O professor Guenther disse que sabia que o trabalho publicado por ele e seus colegas era de extrema relevância, no entanto, ficou surpreso ao receber a notícia sobre a premiação:

“A receptividade do nosso trabalho, com uma premiação desse nível, o mais alto no nosso campo de estudos, foi uma grata surpresa para todos os envolvidos. Sabíamos que o trabalho era relevante, mas não a esse ponto. Ficamos muito felizes, e esse reconhecimento certamente estimula que continuemos as nossas pesquisas. Agradeço muito à empresa Implacil De Bortoli, que nos abriu as portas da USP/São Paulo para a coleta dos dados”.