O cooperativismo de cr�dito al�m das finan�as

17/10/2018 13:00:00

Por Moacir Krambeck, presidente da Viacredi

O cooperativismo de cr�dito al�m das finan�as

Por Moacir Krambeck
Presidente da Viacredi

 

O cooperativismo une as pessoas em prol de objetivos em comum: prosperidade e crescimento mútuo. Com as cooperativas de crédito não é diferente. E é por isso que cada vez mais elas têm sido procuradas e estão pouco a pouco substituindo os bancos tradicionais. 

A boa notícia é que esse reconhecimento não se dá somente pelas taxas mais baixas. A disseminação dos nossos princípios e preocupação com as comunidades também são motivos da escolha.

Para se ter uma ideia, em 10 anos, tivemos um aumento de 198% no número de pessoas ligadas às cooperativas de crédito no Brasil. Até 2017 já éramos 9,58 milhões. Hoje, esse número é ainda maior.

O levantamento do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) mostra a relevância e a responsabilidade que temos com cada um deles. Isso nos motiva e nos faz querer trazer cada vez mais benefícios para a vida pessoal e profissional dos cooperados, o que vai muito além das finanças.

No dia 18 deste mês comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. A data faz uma reflexão sobre os impactos significativos que trazemos para a sociedade onde estamos inseridos. Este ano o tema é “Encontre prosperidade em uma cooperativa de crédito”.

A ideia é lembrar que sonhos são mais fáceis de conquistar quando somos guiados pela convergência de ideais e de interesse, pela ajuda mútua e solidariedade.

Já somos 235 milhões de pessoas formando a comunidade cooperativista financeira mundial. Estamos aqui para impulsionar e orientar nossos cooperados a tomarem as melhores decisões em diferentes áreas: realização profissional, abertura de um novo negócio, viagem dos sonhos, entre outros.

De acordo com a Confederação Brasileira de Cooperativas financeiras (Confebras), do Ocidente ao Oriente, são cerca de 68 mil instituições que contribuem para a prosperidade de associados em 109 países.

Vamos continuar fazendo a nossa parte, mostrando para mais pessoas os nossos valores e a importância da intercooperação. Com atitudes simples e aos poucos estamos contribuindo para a transformação de um mundo melhor.