Inova��o � caminho para inserir empresas no mercado global

11/10/2018 12:00:00

Avalia��o � do diretor regional do Senai/SC Jefferson de Oliveira Gomes

Inova��o � caminho para inserir empresas no mercado global

O diretor regional do Senai/SC e professor do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica, Jefferson de Oliveira Gomes, defendeu a integração de empresas de pequeno e médio porte nas cadeias de valor de base tecnológica.

Ele proferiu palestra em evento do Pacto pela Inovação, que envolve entidades dos setores público, privado e academia, incluindo a Federação das Indústrias (Fiesc) e suas entidades (Senai, Sesi e IEL).

O encontro foi realizado no Instituto da Indústria da entidade, em Florianópolis.

“Muito mais do que um pacto pela inovação, temos que ter um pacto pela inovação para a internacionalização. Estamos desenvolvendo, aqui neste instituto, um satélite demandado pela Embraer e pela Telebras, cujo valor será de 55 mil dólares por quilo, valor muito mais elevado do que a média dos itens da pauta de exportações brasileiras. Uma das premissas desse projeto é que, ao final, tenhamos pelo menos uma startup e uma média empresa catarinenses envolvidas no projeto”, disse.

Gomes também enalteceu o ecossistema de inovação catarinense, que, segundo ele, se fortaleceu com o Pacto pela Inovação:

“O Pacto foi brilhantemente coordenado, congregando várias instituições”, disse, ao fazer referência a algumas entidades ligadas ao setor. “Eu não conheço nenhuma estrutura tão madura quanto a Acate, é uma referência internacional”.