Udesc, Ifsc e Fapesc criam equipamento para pesquisas em Fisioterapia

10/10/2018 16:00:00

M�quina ser� utilizada para avaliar efeitos do treinamento f�sico aer�bio

Udesc, Ifsc e Fapesc criam equipamento para pesquisas em Fisioterapia

Uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Instituto Federal de SC (Ifsc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (Fapesc) criou um novo equipamento para uso no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde, especialmente relacionadas à fisioterapia.

O aparelho, uma esteira automatizada aliada a uma câmara hiperbárica para testes ergométricos em camundongos, foi entregue na tarde desta segunda-feira, 8, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Udesc em Florianópolis.

Entre suas funcionalidades, a máquina será utilizada para avaliar efeitos do treinamento físico aeróbio (TFA) em animais portadores de doenças pulmonares crônicas, visando alavancar pesquisas com foco na diminuição dos sintomas.

O evento de entrega reuniu representantes das três instituições, incluindo gestores, professores e acadêmicos ligados ao projeto e aos laboratórios de pesquisa envolvidos na iniciativa.

A demanda de criação do aparelho partiu da professora Deborah de Camargo Hizume Kunzler, coordenadora do Lapex e docente do Departamento de Fisioterapia da Udesc.

No evento de entrega, a docente destacou a parceria entre instituições e o trabalho conjunto de fisioterapeutas e engenheiros, que proporcionou a criação de um equipamento único, "com uma acurácia que não existe no mercado".

Ela também agradeceu a todos que participaram da criação do aparelho, que proporcionará uma série de projetos de pesquisa na área.

 

Engenharia Mecatrônica

Pelo Ifsc, estiveram presentes ao evento de entrega docentes e alunos do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis, que desenvolveram a máquina, dentre eles os professores Valdir Noll e Johnathan Gutjar, coordenadores do projeto mecânico.

Ao todo, onze estudantes e cinco professores participaram do processo, desde o desenvolvimento do software até das partes mecânica e elétrica do equipamento.