Programa de p�s-gradua��o em Ci�ncia Jur�dica da Univali recebe conceito seis

08/10/2018 16:00:00

Nos par�metros da Capes, nota corresponde a cursos de qualidade internacional

Programa de p�s-gradua��o em Ci�ncia Jur�dica da Univali recebe conceito seis

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) receberam nota de conceito ampliada de 5 para 6, nota máxima atribuída nacionalmente a cursos na área do direito, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

Nos parâmetros da Capes, a nota 6 corresponde a cursos de qualidade internacional.

A internacionalização, com a qualificada e intensa produção científica, foi um dos principais fatores elencados no recurso, pois o PPCJ possui dupla titulação com as seguintes instituições: Universidade de Alicante (Espanha), Universidade de Caldas (Colômbia), Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Perugia (Itália) e o mais recente convênio firmado foi com a Widener University (EUA).

o coordenador do PPCJ da Univali, professor Paulo Márcio Cruz, destaca que:

"Somos um dos poucos programas do Brasil que possui programas de dupla titulação consolidados no mestrado e no doutorado, questão que favorece o fluxo tanto de professores quanto de acadêmicos, além de fortalecer a produção científica qualificada e o processo de internacionalização da Instituição".

Outro fator importante que o docente destaca é a produção científica do programa, indicada como a 4ª melhor do Brasil em produção de artigos em Revistas A1, nível mais alto de classificação de periódicos no qualis da Capes.

Para o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Rogério Corrêa, a ampliação da nota do programa reconhece o trabalho, em nível de excelência, desenvolvido nos cursos:

"O programa da Univali é inclusive, em alguns casos, pioneiro em programas de cooperação, mobilidade de estudantes e professores, relações científicas e evolução das competências interculturais".

O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, acredita que o conceito 6 consagra a qualidade do Programa em Ciência Jurídica da Univali:

"Temos conosco a notoriedade das universidades parceiras, referências no segmento. Além disso, o corpo docente, os eventos e toda a produção científica do programa trazem em sua essência a internacionalização".