Empresas desenvolvem estrat�gias para buscar e reter talentos

04/10/2018 11:00:00

Iniciativas buscam desenvolver um clima organizacional melhor

Empresas desenvolvem estrat�gias para buscar e reter talentos

Para buscar novos, além de reter os talentos que já possuem, organizações desenvolvem internamente algumas estratégias.

Elas vão desde programas para incentivar a indicação de potenciais candidatos pelos próprios funcionários, estímulo à educação continuada, além da criação de softwares para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Confira abaixo algumas iniciativas:

Premiações para quem indicar: localizado em Florianópolis, o centro de desenvolvimento e oferta de tecnologias da CreativeDrive, empresa de criação de conteúdo criativo, está em expansão da sua estrutura física e do time.

Atualmente, mantém mais de 150 profissionais, responsáveis pelo desenvolvimento de soluções de computação gráfica (CGI), visualização 3D e realidade aumentada para o varejo e marcas nos segmentos de decoração, mobiliário, materiais de construção e moda.

A meta é contratar 80 novos profissionais até dezembro e para estimular funcionários a indicar potenciais candidatos, a empresa criou a campanha “Indique seu amigo e garanta sua festa”.

Caso a pessoa indicada seja efetivada, o funcionário que indicou recebe premiações que vão desde caixas de som importadas, dias de folga e kits para festas.

 

Software para melhorar a qualidade de vida: ajudar na melhoria da saúde e incentivar a prevenção e os hábitos saudáveis dos funcionários é uma das ações da GoGood.

A startup criou uma plataforma de saúde e bem-estar corporativo e é a única certificada como parceira do Great Place to Work (GPTW).

A partir da plataforma, que integra diversos aplicativos de saúde, os profissionais são desafiados a adotar rotinas saudáveis.

Entre os resultados alcançados pelas empresas está 30% de melhoria em indicadores de clima organizacional, 59% de aumento de engajamento dos colaboradores com a empresa e 122% de crescimento da média de atividades físicas dos profissionais.

 

Estímulo à educação: para reter talentos, a Dígitro Tecnologia, empresa com mais de 40 anos de existência e que atua nos segmentos de comunicação corporativa e inteligência, desenvolveu dois programas.

O primeiro deles, Educação Continuada, subsidia parte da mensalidade de cursos de graduação e pós-graduação (MBA, certificações e especializações).

Os que tiverem os melhores desempenhos recebem como prêmio uma mensalidade 100% reembolsada pela empresa, um certificado de reconhecimento e uma cesta com mimos.

Outro programa criado é o de Multiplicadores Internos.

Um funcionário compartilha com o restante do time um conhecimento sobre alguma tecnologia externa à empresa, por intermédio de cursos e treinamentos ministrados pelo próprio voluntário.

O multiplicador é remunerado pelo treinamento e os participantes recebem certificados de conclusão do curso.

A quinta edição, ministrada em setembro, é sobre GIT, que consiste em um sistema de controle para gerenciar diferentes versões no desenvolvimento de um documento ou software.

 

De olho no clima: a estratégia da Cianet para reter talentos é agir antes que seja tarde.

A empresa, desenvolvedora de soluções para o mercado de provedores regionais de internet, faz o acompanhamento do clima organizacional a cada 15 dias.

Os funcionários recebem uma breve pesquisa que inclui questões sobre liderança, saúde, feedback, carreira, alinhamento com propósito, entre outras.

A empresa considera estes dados estratégicos, tanto que os leva para as reuniões de acionistas.

Tal ação começou em março deste ano e já resultou na criação de programas internos.