Fakini quer aumentar representa��o em pa�ses da Am�rica do Sul

03/10/2018 18:00:00

Uruguai e Equador s�o os pa�ses foco da empresa no pr�ximo ano

Fakini quer aumentar representa��o em pa�ses da Am�rica do Sul
Francis G. Fachini, diretor comercial da Fakini.

Por Ana Paula Dahlke
Redação Noticenter

 

A Fakini, de Pomerode, projeta ampliar a atuação internacional no próximo ano.

Uruguai e Equador são os países foco da empresa, o que deve acarretar em um aumento de 10% nas relações internacionais de acordo com o diretor comercial, Francis G. Fachini:

“No primeiro momento, temos foco na abertura de um novo canal de distribuição nos dois países. Além disso, novas áreas nacionais estão sendo reorganizadas, para uma melhor cobertura de nossa equipe de representantes”.

Atualmente, a empresa conta com 22 licenças da Walt Disney, Warner Bros, Universal, Cartoon Network e Mattel.

Tudo é feito internamente: desde a criação das peças com os personagens até a confecção da malha, costura e comercialização

 

CRESCIMENTO

Em 2017 a empresa teve um crescimento expressivo de pouco mais de 30%.

O diretor destaca que por conta disso, o foco este ano foi desenvolver a melhora de produtos e entrega, por exemplo, priorizando o progresso qualitativo:

“Claro que, para este ano, também projetamos um crescimento, estimado inicialmente na casa de 20%. Mas esse planejamento foi revisto após a greve dos caminhoneiros e a Copa do Mundo, o que levou a meta de 2018 para um crescimento máximo de 10% a 12%. Ainda assim, em alguns canais, como e-commerce e exportações, iremos crescer bem, acima dos 20%, pelo menos”.

 

CENÁRIO

Questionado como a empresa tem se movimentado perante o cenário político e econômico do país nos últimos anos, Francis evidenciou que com extrema cautela:

“Santa Catarina é hoje, o segundo estado com maior produção têxtil no país e uma das principais regiões do mundo nesse segmento. Estamos localizados em uma microrregião repleta de oportunidades, alternativas e possibilidades, que pode se tornar referência mundial. Porém, com um cenário político-econômico como o atual, tudo fica mais difícil, tudo fica engavetado e represado. Mas ainda existe muita qualidade, material humano especializado e muito bem preparado para novos momentos e novos ciclos econômicos”.

Os fatores primordiais para o crescimento diante disso, também foi uma das questões. Francis respondeu que:

"Redução de custos, alinhamentos internos muito direcionados para eliminação de desperdícios, investimentos naquilo que traz algum incremento de processo, redução de tempo ou melhoria de produto. O mercado pede muito um bom produto com preço competitivo. E é com base nisso que estamos alinhando nossos fatores para atingirmos o crescimento desejado”. 

 

EQUIPE

Atualmente 1.040 profissionais atuam na Fakini, alocados em 6 unidades fabris, todas em SC.

Além disso, 70 representantes comerciais espalhados por todo o país compõem a equipe.