Menos de 25% dos consumidores pretendem levar filhos na compra de presentes em SC
03/10/2018 10:00:00
Entre as cidades pesquisadas, o gasto maior deve ser em Blumenau
A procura por presentes para o Dia das Crianças deve aquecer o comércio na primeira quinzena de outubro em SC.
A maioria dos consumidores (76,8%) pretende fazer pesquisa de preços para garantir o melhor custo/benefício e 74,6% afirmaram que não vão levar as crianças nas compras, conforme aponta a Pesquisa de Intenção de Compras para data, realizada pela Fecomércio/SC.
No total, foram 2.112 pessoas consultadas, entre os dias 10 e 17 de setembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.
Em Itajaí (28,3%) e Lages (27,5%) a parcela que deve levar é acima da média estadual (22,8%).
O consumidor deve despender R$ 189,28 com produtos, gasto 4,6% maior do que em 2017 (R$ 180,92), mas estável se levar em conta a variação da inflação no período (4,1%).
Entre as sete cidades pesquisadas, o gasto mais alto deve ser em Blumenau (R$242,91) e o mais baixo em Chapecó (R$150,44).
O cenário econômico interfere na percepção das famílias:
38,1% apontaram que a situação financeira permanece igual ao ano passado
33,4% declararam estar melhor
28,4% pior
De acordo com o presidente da entidade, Bruno Breithaupt, a expectativa é positiva para a última data antes do Natal, mas alerta os empresários que os consumidores estão mais rigorosos com o orçamento:
“O nível de consumo ainda está reagindo em SC, mas o mercado de trabalho começou a se recuperar lentamente, o que impacta na renda das famílias. O panorama de incertezas com o quadro eleitoral também influencia nos gastos, por que o comércio é um termômetro do humor dos consumidores”.
Comportamento de consumo
Os brinquedos (51,1%) lideram a lista de presentes, bem à frente do segmento de roupas (31,2%) e calçados (5,4%).
O principal destino das compras, assim como nas outras datas comemorativas, deve ser o comércio de rua (78,8%).
Os shoppings também são opção para 12,5% dos catarinenses, o índice é mais expressivo em Itajaí (19,3%) e Blumenau (16,5%).
Na hora de escolher o presente, o catarinense leva em consideração preço (37%), atendimento (24%) e promoção (22%).
O comportamento de consumo varia entre as cidades: em Joinville o preço (92%) será determinante, já em Chapecó as promoções (41%) devem ser o maior atrativo, enquanto em Itajaí é o atendimento (38%) que garante a compra.
Quase 80% pretende garantir o presente à vista, com destaque para o pagamento em dinheiro (64,9%).
O parcelamento no cartão de crédito em Florianópolis (23,6%), Lages (23,6%), Itajaí (23,7%) deve ser maior do que a média estadual (15%).
O índice de significância é de 95,5%, com margem de erro de 5,65 pontos percentuais.
Fenainfo - Federação Nacional das Empresas de Informática
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
TeleWorld - A tecnologia a favor da saúde e segurança do trabalhador
Paytrack - Controle e gestão de todas as etapas das viagens corporativas
Fácil - Softwares para gestão jurídica de escritórios de advocacia e empresas