Grupo realiza encontro para debater o turismo em S�o Jos�

25/09/2018 10:00:00

Representantes discutiram potencial do setor como gerador de riqueza e desenvolvimento econ�mico

Grupo realiza encontro para debater o turismo em S�o Jos�

O Grupo Gestor Pró Turismo de São José se reuniu, na sede da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO), na última quinta-feira, dia 20, para debater sobre o desenvolvimento do setor no município.

A reunião teve ainda a participação de empresários do ramo de hotelaria, gastronomia, eventos, transporte turístico, serviços, taxistas, lazer e apoiadores do segmento.

O grupo discutiu o potencial do turismo como gerador de riqueza e desenvolvimento econômico, definindo os pontos fortes e fracos do segmento, além das oportunidades, para traçar um plano de ação para o setor.

Representando a Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Schweitzer, explica que hoje o Conselho Municipal de Turismo é considerado uma política pública fundamental para o desenvolvimento do segmento, tanto pelas obrigatoriedades exigidas pelo Ministério do Turismo em relação a repasses de recursos, como fórum de planejamento participativo nas gestões locais:

“Essa coprodução agrega valor a cadeia produtiva e, com certeza, produz serviços de qualidade e experiências incríveis ao turista”.

Para o vereador Caê Martins, que também estava presente no encontro, o Município precisa reconhecer seu potencial turístico, com ênfase no eixo cultural e no de eventos:

“Estamos no coração da região metropolitana e podemos acolher a todos os que vêm à Capital e região. É preciso uma legislação que possa fomentar o fortalecimento dos equipamentos da rede turística, gerando emprego e renda. Que possamos fortalecer esse eixo da Cidade Empreendedora com um conjunto de legislação favorável à cidade". 

O encontro, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de São JoséCâmara Municipal, da AEMFLO/CDL de São José e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC).