Encontro reuniu empres�rios no Instituto da Ind�stria de Joinville

31/08/2018 16:00:00

Os temas discutidos foram e-social, Ind�stria 4.0 e isen��o do ICMS para gera��o de energia

Encontro reuniu empres�rios no Instituto da Ind�stria de Joinville
Foto: Divulga��o

A Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria da Fiesc promoveu reunião com empresários de Joinville nesta semana.

O encontro, realizado no Instituto da Indústria, tratou de temas como o e-Social, Indústria 4.0 e isenção de ICMS para geração de energia.

O presidente da Câmara, Célio Bayer, lembrou que 97,8% dos estabelecimentos no estado são micro e pequenas empresas, responsáveis por 51,6 %empregos:

“No entanto, apenas 2,6 % das exportações têm origem neste setor, o que significa que tem grande potencial para crescer. Ampliar a internacionalização é uma das metas da atual gestão”.

A obrigatoriedade de ingressar no e-Social para as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) terá início em novembro de 2018.

No entanto, os empregadores desse grupo que já tiverem interesse já podem ter acesso ao sistema.

A consultora do Sesi, Migliane Reus de Mello, falou sobre os principais pontos de atenção que a empresas devem ter ao ingressar no e-Social:

“O sistema permite unificar o cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. A expectativa é eliminar a redundância de informações prestadas. Com o E-Social as empresas não devem se preocupar somente com o envio das informações, mas, principalmente, com a qualidade delas”.

 A palestra “A Indústria 4.0 para micro e pequenas empresas” foi apresentada por Alceri Antonio Schlotefeldt, coordenador de negócios do Instituto da Indústria de Joinville.

Ele destacou os desafios das empresas para ter acesso às inovações e quais os passos para se transformarem e estarem preparadas para as novas tecnologias:

“A primeira etapa é fazer um diagnóstico da empresa, entender o que se deseja e se reposicionar para poder implementar as tecnologias de forma segura no parque fabril. Isso vale para qualquer indústria”.

Adriana Abraham Sánchez, da coordenadoria de desenvolvimento institucional e associativo da Fiesc, falou sobre o convênio ICMS 16-2015, que concede isenção de ICMS para geração de energia.

Os participantes da reunião também fizeram visita técnica ao Instituto da Indústria de Joinville.