Carrefour vai comercializar apenas ovos de galinhas em sistema livre de gaiolas

31/08/2018 13:00:00

Compromisso da companhia ser� cumprido at� 2022

Carrefour vai comercializar apenas ovos de galinhas em sistema livre de gaiolas

O Grupo Carrefour anunciou no Brasil novo compromisso que vai garantir que todos os ovos comercializados pela rede no país sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, conhecido como cage-free.

O objetivo, de acordo com a companhia, é promover o bem-estar animal na criação e manejo das galinhas poedeiras.

O compromisso será cumprido em duas etapas:

  • Até 2025, todos os ovos das marcas próprias Carrefour serão produzidos a partir deste sistema.

  • Ao colaborar com os produtores de ovos no país, a empresa vai convidar seus fornecedores de diversas marcas a integrar esse compromisso, possibilitando que, a partir de 2028, 100% dos ovos comercializados pela empresa sejam provenientes do sistema livre de gaiolas.

Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, destaca que “com este compromisso, damos mais um importante passo para promover a sustentabilidade junto à nossa cadeia de fornecimento. Entendemos que, como varejista, temos o papel de criar um elo valioso entre o consumidor e a cadeia produtiva, colaborando para promover mudanças significativas nos hábitos de consumo”.

 

MERCADO

Pesquisa da organização World Animal Protection, divulgada em 2016, já mostrava que 64% dos brasileiros ouviram falar sobre o tema e 82% deles afirmaram que comprariam produtos com critérios de bem-estar animal que assegurassem que não houve crueldade ou maus tratos ao longo da sua produção.

Além disso, para 91% dos entrevistados, animais produzidos com bem-estar dão origem a produtos de maior qualidade.

Paulo comenta que “apesar desse cenário, atualmente, o mercado enfrenta diversos desafios para estabelecer uma produção de larga escala, sustentável e que garanta o bem-estar animal”.

E complementa que “a ausência de regulação específica, falta de clareza quanto às especificações técnicas, dificuldade de acesso a informações e o alto investimento necessário para transição de modelos dificultam a implementação desse sistema”.

 

CARREFOUR 2022

O compromisso nacional pela comercialização de ovos em sistema livre de gaiolas, estão alinhados ao plano de transformação global, o Carrefour 2022.

Dentre os principais objetivos da nova estratégia é permitir que seus clientes consumam melhor, produtos de mais qualidade, com segurança alimentar e responsabilidade socioambiental a preços justos.

 

SOBRE O GRUPO CARREFOUR BRASIL

Há mais de 40 anos no país, atua no mercado de distribuição de alimentos.

A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property.  

Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias.

Abrange 644 pontos de vendas e possui mais de 81 mil funcionários em todos estados do Brasil.