Semin�rios discutem fortalecimento dos eixos de turismo e inova��o em Chapec�

31/08/2018 06:00:00

Foco � tornar o munic�pio refer�ncia nos dois temas

Semin�rios discutem fortalecimento dos eixos de turismo e inova��o em Chapec�

Os eixos de “Turismo & Bem-Estar” e “Inovação & Sustentabilidade” tiveram novos seminários nessa semana.

Os eventos integram o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó e Sebrae/SC e oportunizaram reunir empresários e representantes do setor público local, de entidades e instituições.

As atividades foram conduzidas pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Cesar de Moraes.

Entre os pontos destacados nos dois encontros estiveram aspectos relacionados ao desenvolvimento local para os próximos 20 anos.

O seminário de turismo aprofundou questões sobre as formas de sensibilizar o empresariado e a sociedade para desenvolver o segmento, estimular a profissionalização no trade turístico e aumentar a participação na economia.

O foco é tornar a cidade de Chapecó reconhecida no Mercosul como principal destino turístico de eventos e bem-estar.

O eixo de “Inovação & Sustentabilidade” intensificou discussões sobre ações que fomentem e incentivem a retenção de talentos e sobre o desenvolvimento de projetos educacionais voltados à inovação e sustentabilidade, entre outros.

O foco é tornar o município reconhecido nacionalmente em educação, ciência e tecnologia, desenvolvendo conhecimentos e soluções inovadoras e sustentáveis.

O Pedem tem por objetivo fortalecer a economia do município com base no planejamento dos eixos estratégicos para promoção do crescimento econômico e social de forma sustentável.

Para definir os eixos foram avaliados os dados do documento “Chapecó em Números” que apresenta informações sociais e econômicas locais e outras bases documentais.

Além do eixo de “Turismo & bem-estar” e “Inovação & Sustentabilidade” outros três eixos vem sendo discutidos: “Indústria & bens de capital” e “Agroalimentar” e “Integração & logística”.

A professora e gerente administrativa da Unoesc Chapecó, Ana Marcia Debiasi Duarte, vem participando dos seminários nos diferentes eixos. Para ela, a iniciativa é importante para que toda a comunidade possa refletir e planejar os espaços:

“É fundamental discutirmos os interesses comuns. Na sociedade, as ações não acontecem de forma isolada e Chapecó precisa de renovação em vários aspectos. É necessário se reinventar porque o modelo de negócio que o município está baseado tem prazo de validade. Inovar é criar medidas que nos permitam crescer. Se isso não acontecer, não teremos qualidade de vida”.

O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, reconhece a importante participação da comunidade nos seminários para identificar gargalos e oportunidades de fomento aos cinco eixos:

“Já somos referência em vários segmentos e temos diversos potenciais que ainda podem ser explorados. De forma conjunta teremos grandes resultados no trabalho com os eixos escolhidos e, em breve, seremos reconhecidos pelas iniciativas inovadoras e sustentáveis”.

 

TECNOLOGIA E FUTURO

Durante o encontro a Unoesc Chapecó aproveitou o momento para convidar o público para participar da palestra “Tecnologia e futuro” com o médico e cientista Miguel Angelo Laporta Nicolelis.

O evento ocorre no dia 28 de setembro, às 19 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, durante a IV Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo.

Ele lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke, no Estados Unidos, no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas por meio de neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina.

O objetivo é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.

As inscrições para a IV Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo custam R$ 100,00 (2x no cartão de crédito) e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]