Em Ca�ador, solu��o da Acellog otimiza opera��es da unidade Guararapes

29/08/2018 18:00:00

Unidade � respons�vel pela movimenta��o de toretes de madeira usados na fabrica��o de placas de MDF

Em Ca�ador, solu��o da Acellog otimiza opera��es da unidade Guararapes

Há mais de três décadas no mercado, a Guararapes fabrica painéis de compensados e de MDF, e é uma das maiores exportadoras de painéis da América Latina.

A empresa opera com três unidades fabris localizadas em Caçador/SC (MDF), Palmas/PR (Compensados) e Santa Cecília/SC (Compensados).

Atualmente exporta os painéis para mais de 50 países.

A unidade de Caçador é responsável pela movimentação de toretes de madeira usados na fabricação de placas de MDF.

O produto é utilizado pela indústria moveleira para o mercado interno e 15% é destinado à exportação.  

Pelo modal rodoviário, durante o processo de recebimento de cargas, cerca de 200 veículos abastecem a unidade todos os dias com matéria prima.

Na expedição para os clientes, os toretes transformados em placas de MDF expedem cerca de 60 caminhões.

 

DEMANDA E SOLUÇÃO

Devido aos grandes volumes da operação, o desafio era gerenciar o fluxo de veículos para carga e descarga.

Para otimizar as operações, a área de TI da Guararapes, liderada por Jean Carlos Weishaupt, contratou a Accellog Global Technology para implementar um sistema de software que integrasse fornecedores, transportadores, e clientes em um só lugar.

Com a implementação do sistema Carga Pontual, foi possível controlar o fluxo de caminhões, eliminando filas, reduzindo custos com horas extras pagas aos funcionários que precisavam ficar além do expediente.

Jean conta as necessidades e adequação da solução de acordo com o ritmo da empresa:

"Queríamos uma solução que não dependesse de nossa infraestrutura de hardware e legado de softwares de gestão, com rápida implementação, que fosse disponibilizada na nuvem, com pouca dependência da TI e que fosse gerenciada pelos gestores das áreas envolvidas no projeto. O portal deveria ser estendido até nossos parceiros logísticos e poucas soluções no mercado oferecem esses recursos, essa integração entre as áreas administrativas e os parceiros envolvidos no processo logístico", explica Jean. "Procuramos referências em algumas grandes empresas que demandam uma forte estrutura logística e chegamos até a solução Carga Pontual. Foi um dos projetos mais rápidos que já liderei e o sucesso é mérito de todos, da Accellog e de nossos usuários que atuam em todas as fases desse controle".

Para Vagner Binatti, Head of Supply Chain da Accellog Global Technology, diz que o propósito da empresa é acelerar os processos logísticos do mundo:

"O sucesso da implementação do Carga Pontual pela Guararapes em Caçador – que agora expande o uso para uma segunda unidade em Santa Cecília – nos deixa muito orgulhosos e demonstra que a solução traz benefícios não só para o processo logístico, mas também aumenta a competitividade das empresas. Queremos despertar o potencial competitivo da logística adequada em parceria com empresas de todo o país".