Com solu��o, Iltech reduz 30% de energia el�trica e mira internacionaliza��o

24/08/2018 16:00:00

Startup de Blumenau passa pelo processo de acelera��o da Spin

Com solu��o, Iltech reduz 30% de energia el�trica e mira internacionaliza��o
Marco Neuwiem, diretor de neg�cios da Iltech.

A Iltech, startup de Blumenau acelerada pela Spin, focada em encontrar soluções de eficiência energética, vem conseguindo otimizar o processo de distribuição de energia elétrica, reduzindo as perdas ocorrentes durante a distribuição.

Em geral, elas chegam aos 30%, de acordo com Marco Neuwiem, diretor de negócios da empresa:

“Elas permitem aos clientes a criação de projetos de transformadores de energia de modo otimizado. Associamos hardwares de monitoramento desses equipamentos com baixo custo, algo que ninguém está realizando no Brasil”.

Com cerca de 50 clientes em diferentes regiões do país, entre eles Itaipu Transformadores, Trael, Eletropaulo e Tecnotrafo Ingenieria, a Iltech também está dando a largada em operações nos Estados Unidos e em Portugal.

A conversa também acontece para geração de negócios na Suécia, com foco em desenvolvimento de novas soluções.

Uma delas abrange hardware e software para monitoramento de equipamentos de transformação com baixo custo, além da assessoria aos clientes baseada nas informações provenientes desses equipamentos. 

 

SPIN

Atualmente, a empresa está em aceleração na Spin, com sede em Jaraguá do Sul e unidades em Joinville e Blumenau, uma das primeiras aceleradoras do país com foco no atendimento às necessidades das indústrias.

Durante o processo, a Iltech lançou uma inovadora solução de Internet das Coisas (IoT).

A Transformer Scan é voltada ao monitoramento online de transformadores de energia elétrica que permite avaliar performance, antecipar falhas e alertar equipes de manutenção para que não haja interrupção no fornecimento de energia.

A solução ainda permite aos fabricantes a possibilidade de acompanhamento remoto do desempenho dos equipamentos.

Já às concessionárias oferece a oportunidade de antecipar manutenções ou substituição de transformadores defeituosos, evitando penalizações pela ANEEL ou prejuízos no atendimento aos clientes finais.

No caso das grandes indústrias, ela garante acompanhamento de informações críticas de carga dos transformadores a fim de não interromper linhas de produção por causa de imprevistos.