Engenharia T�xtil da UFSC forma primeira turma no pr�ximo ano

24/08/2018 09:00:00

Curso � o primeiro ofertado no estado e o quinto do pa�s

Engenharia T�xtil da UFSC forma primeira turma no pr�ximo ano
Keyla Bicalho, estudante do sexto semestre do curso de Engenharia T�xtil da UFSC Blumenau

Por Ana Paula Dahlke
Redação Noticenter

 

Em março do próximo ano, os primeiros acadêmicos do curso de Engenharia Têxtil da Universade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Blumenau, se formam.

A graduação é a primeira do estado e a quinta ofertada no país, que vai suprir a demanda do mercado em ter profissionais qualificados na área para atuar em empresas da região. 

Catia Lange, coordenadora do curso na universidade, destaca que "o foco do ensino abrange toda a cadeia têxtil, desde a produção até empreendedorismo e inovação. Somos o primeiro curso no estado e já temos empresas sinalizando a abertura de vagas para os futuros profissionais. Mas claro, não somente aqui, queremos que a atuação seja em empresas no âmbito nacional e internacional".

Os estudantes iniciaram o curso em 2014 e estão percorrendo dez semestres até a formação.

Keyla Bicalho, que veio de Minas Gerais para cursar o ensino superior gratuito, destaca que escolheu a UFSC Blumenau pois a cidade já está inserida em um dos maiores polos têxteis da região.

Ela conta que atualmente cursa o sexto semestre e faz estágio na empresa blumenauense Meias LOA, e que durante o curso já fez visitas técnicas em empresas como Albany International, Lunelli, Cativa, Florisa, Hering, entre outras.

Blumenau se consolida como referência na geração de negócios e estratégias do setor têxtil. A entrevista com Catia e Keyla foi feita durante a Febratex, maior feira do setor nas Américas, que neste ano ocorreu entre 21 e 24 de agosto, trazendo mais de três mil marcas nacionais e internacionais em sua 16ª edição na cidade. 

 

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A coordenadora ainda destaca a importância e a contribuição do curso no âmbito em que está inserido:

"Várias pesquisas dos acadêmicos estão em andamento com a proposta de aprimorar o setor. Entre eles: desenvolvimento de tecidos específicos, com antibactéria, tratamento de efluentes, por exemplo".

Outra novidade da turma pioneira no estado é a produção de um livro intitulado "Conceitos Fundamentais de Engenharia Têxtil", que deve ser lançado até a formação deles. 

 

Mais detalhes do curso, que possui 50 vagas ofertadas por semestre, podem ser conferidos clicando aqui