Tr�s vantagens de uma solu��o de intermedia��o de pagamentos

20/08/2018 18:00:00

Nilton Spengler Neto, diretor de neg�cios da PagueVeloz, explica como ferramentas desenvolvidas por fintechs podem ser eficientes

Tr�s vantagens de uma solu��o de intermedia��o de pagamentos
Nilton Spengler Neto, diretor de neg�cios da PagueVeloz. Foto: Divulga��o

Responsáveis por 52% dos empregos formais do Brasil, de acordo com o Sebrae, as Micro e Pequenas Empresas brasileiras (MPEs) são uma realidade crescente.

Só no último ano houve um aumento de 13% na abertura de novos negócios no país.

E um dos grandes desafios, de acordo com especialistas em economia, é a gestão financeira no dia a dia das MPEs.

É neste contexto que cresce a utilização de soluções de intermediação de pagamentos.

Desenvolvidas por startups especializadas no segmento, as chamadas fintechs.

Nilton Spengler Neto, diretor de negócios da PagueVeloz, fintech fundada em 2013 em Blumenau, avalia que elas chegam para desburocratizar o meio financeiro e garantir agilidade a custos mais baixos:

“Muitas vezes o empreendedor sofre com a burocracia inerente a esse segmento e a tecnologia se torna uma ferramenta essencial para facilitar os processos. Essas plataformas auxiliam na gestão de recebimentos, na agilidade para o recebimento de vendas parceladas e no controle de rateio entre parceiros, por exemplo”.

O executivo lista ainda três benefícios que soluções de intermediação de pagamentos trazem aos negócios:

1- Rapidez na liberação dos recebíveis

Oferecer parcelamento via cartão de crédito já é comum e não dá para ser considerado um diferencial. Quase todo negócio proporciona essa facilidade ao cliente:

“No entanto, para o empreendedor significa tirar algum produto ou fazer um serviço e receber por ele só vários dias depois, no momento em que a operadora faz o pagamento da transação. Quando opta pela plataforma de uma fintech, o empresário tem a antecipação desse valor. Com a PagueVeloz, por exemplo, a venda, mesmo que parcelada, é recebida imediatamente. Isso garante giro de caixa e sustentabilidade, especialmente para as PMEs”.

 

2- Atendimento mais próximo

Para o executivo, a gestão financeira quando realizada por plataformas de fintechs tende a ser facilitada também por conta do contato aproximado com a equipe da startup:

“Muitas vezes a resolução diretamente com bancos tradicionais é mais burocrática. Transferências, pagamentos e outras questões exigem a presença do empreendedor ou gestor no ambiente físico e o contato muitas vezes é demorado. No caso das plataformas de intermediação, diversos processos são automatizados. E além disso, essas empresas habitualmente disponibilizam chats que agilizam o contato e a resolução de dúvidas. São ambientes virtuais que trazem proximidade e facilidade à rotina”.

 

3- Transações automatizadas para pagamentos de parceiros

Receber, sacar, transferir, depositar, esperar. O que era comum até alguns anos se tornou um processo financeiro obsoleto e desgastante para muitas áreas de negócios:

“No caso de empresas de pequeno porte, não contar com splits de pagamento ou sistemas que automaticamente calculam ou dividem os recebíveis entre parceiros é sinônimo de transtorno. Um exemplo são os salões de beleza, em que os profissionais muitas vezes tem recebimento diário e o proprietário precisa parar tudo no fim do dia para fazer os pagamentos. Uma solução de uma fintech pensada para esse modelo de negócio, como o nosso caso, faz a transação de forma automatizada, transferindo valores para os cartões de débito da equipe cadastrada e liberando os recebíveis no mesmo dia de realização do serviço”.

 

SOBRE A PAGUE VELOZ

Surgiu em 2013, em Blumenau, como uma plataforma online que facilita o recebimento via cartão de crédito, o gerenciamento e a emissão de boletos, a formulação do preço de vendas parceladas e o pagamento de despesas com o saldo da conta do próprio sistema. Foi a primeira startup brasileira a lançar um aplicativo com comando de voz para transferências.

Atualmente, são mais de 9 mil usuários em todo o país.